Embora a janela de transferências para o futebol brasileiro tenha sido encerrada na última segunda-feira (2), os clubes da Série A ainda têm a chance de contratar jogadores de outros países. Dentre os disponíveis no mercado, nomes renomados como Memphis Depay, Rafinha Alcântara e Sergio Ramos estão sem contratos e livres para negociar.
Nos últimos anos, o ingresso de jogadores internacionais em times brasileiros tornou-se uma prática cada vez mais comum. Luis Suárez e Braithwaite, ambos contratados pelo Grêmio, são exemplos recentes dessa tendência. Um caso similar aconteceu em 2014, quando o zagueiro Nicolás Otamendi, campeão do mundo com a Argentina, trocou o futebol espanhol pelo Atlético-MG. Nesta temporada, jogadores de renome na Europa ainda têm a possibilidade de atuar no Brasil.
De acordo com as regras da CBF, atletas sem vínculo contratual podem ser registrados no Brasileirão até 9 de setembro, com a possibilidade de substituir até oito jogadores entre os já inscritos até 20 de setembro. Além disso, os novos reforços poderão participar das competições continentais. Para clubes que disputam as quartas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana, a Conmebol permite até três mudanças nas listas de inscritos até 13 de setembro, com mais três alterações possíveis para as semifinais até 18 de outubro.
Veja lista de grandes atletas que estão disponíveis para negociar com seu clube:
- André Gomes (Volante), ex-Barcelona e Everton
- Adrien Rabiot (Meia), ex-Juventus
- Anthony Martial (Atacante), ex-Manchester United
- Cédric Soares (Lateral-direito), ex-Arsenal
- Choupo-Moting (Atacante), ex-Bayern e PSG
- Dele Alli (Meia), ex-Tottenham
- Ilker Muniain (Atacante), ex-Athletic Bilbao
- João Pedro Galvão (Atacante), ex-Bologna e Grêmio
- Joel Matip (Zagueiro), ex-Liverpool
- Kurzawa (Lateral-esquerdo), ex-PSG
- Mário Fernandes (Lateral-direito), ex-CSKA e Grêmio
- Matts Hummels (Zagueiro), ex-Borussia Dortmund
- Memphis Depay (Atacante), ex-Barcelona e Manchester United
- Miralem Pjanic (Meia), ex-Barcelona e Juventus
- Rafinha Alcântara (Meia), ex-Barcelona e PSG
- Sergio Ramos (Zagueiro), ex-Real Madrid