Neste domingo (26), após a última rodada da Série B, o Santos encerrou a Série B somando 68 pontos, quatro pontos apenas a frente do 5° colocado da competição. Com esse resultado, o Peixe se tornou o campeão com a menor pontuação da competição desde 2006.
Após garantir o acesso para a elite do futebol brasileiro com duas rodadas de antecedência, o Alvinegro Praiano acabou por sair derrotado nas duas partidas finais - para o CRB por 2 a 0 dentro de casa e para o Sport por 2 a 1 fora.
Essa marca de 68 pontos supera a pior campanha de um campeão da história dos pontos corridos, que antes pertencia ao Coritiba de 2007, campeão da Série B com 69 pontos.
O time da Baixada Santista ainda alcançou outra marca na história da Série B, se tornando o campeão com a menor diferença de pontos do primeiro time fora do G-4, já que o Novorizontino terminou o campeonato na quinta posição com 64 pontos. Esse resultado bate a marca antes alcançada na edição de 2012, quando o campeão Goiás terminou o campeonato com 78 pontos, sete a frente do São Caetano, então quinto colocado com 71 pontos.
Já a maior diferença pertence ao Corinthians, que garantiu o acesso à elite brasileira em 2008 somando 85 pontos, 27 a mais que a quinta colocada Ponte Preta com 58 pontos.