Com o final das Olimpíadas de Paris, agora a mira do mundo já se volta para Los Angeles que, daqui a quatro anos, receberá mais uma edição do maior evento esportivo do planeta, com seu programa a ser definido sobre quais modalidades farão parte da competição.
Nas últimas edições dos Jogos, vários esportes fizeram suas estreias e outros deixaram o programa olímpico. Para 2028, o Portal Esporte News Mundo irá mostrar quais modalidades poderão aparecer novamente em Los Angeles e outras que não.
Breaking de fora?
Única modalidade em si a ter feito sua estreia em Paris, o breaking não deverá constar no programa das Olimpíadas de Los Angeles. A modalidade foi uma das colocadas em votação com ‘esporte opcional’ (aqueles que dependem da organização local para constarem da luta por medalhas), mas acabou não sendo aprovada em reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) feita na Índia.
Apesar da ausência em Los Angeles, isto não quer dizer que, necessariamente, o evento não mais participe dos Jogos. Para a competição de 2023, em Brisbane (Austrália), caso a modalidade seja posta novamente em votação para ser esporte opcional, seu retorno poderá acontecer.
Surfe e skate permanentes
Estreantes em Tóquio 2020, surfe e skate foram, nas duas últimas Olimpíadas, esportes opcionais, estes escolhidos a critério de seus organizadores. Mas a partir de 2028, as duas modalidades deverão ter realidade bastante diferente.
Os dois esportes foram aprovados pelo COI para se tornarem esportes obrigatórios nos programas dos próximo Jogos. O sucesso de ambos, em especial entre o público jovem, e a repercussão nas redes sociais destes, tiveram grande contribuição para que as modalidades deixassem tal status ‘provisório’ para se tornarem definitivas no calendário olímpico. Além de surfe e skate, a escalada também se juntou de forma permanente à disputa olímpica.
O karate, esporte que também estreou em Tóquio, mas que não esteve em Paris, seguirá fora em Los Angeles, não sendo considerado sequer para o programa opcional do evento.
Rugby sevens continua em 2028
Introduzido nas Olimpíadas do Rio 2016, o rugby sevens passou a fazer parte do programa permanente em Tóquio 2020 e, assim, estará garantido em Los Angeles. O crescimento do esporte no Estados Unidos, que foi bronze em Paris com o feminino, e também o fato deste poder ser disputado em pouco tempo (geralmente em dois ou três dias) pode ter ajudado na manutenção deste e em seu atual status.