Saiba planejamento do Flamengo para De la Cruz recuperar alto nível
De la Cruz, que passa por esfriamento da inflamação do joelho esquerdo, vai desfalcar o Flamengo por três semanas; DM não vê caso cirúrgico

Jogada 10
Depois da polêmica envolvendo o ex-chefe de departamento médico, o volante De la Cruz passa por um tratamento no Flamengo para poder ganhar sequência de jogos novamente. O departamento médico rubro-negro, que no momento é liderado por Fernando Sassaki, adota cautela no tratamento do uruguaio e entende que ele pode voltar a jogar no alto nível na temporada.
Com a polêmica nesta semana, o Flamengo liberou o jogador para ficar com a família. O então chefe médico expôs, em um grupo de WhatsApp, que o jogador tem uma “lesão crônica, irreparável”. Posteriormente, Fla demitiu José Luiz Runco do cargo.
Agora, o departamento médico do Flamengo está esfriando o processo de inflamação do joelho esquerdo e vai segurar De la Cruz por pelo menos umas três semanas para reabilitar o jogador. O joelho direito está sem dor, normal e bem. Dessa forma, caso haja sucesso no tratamento, o jogador pode voltar nas oitavas de final da Libertadores, em agosto. No entanto, o principal foco do clube é ter a certeza que ele poderá ter sequência de partidas.
O departamento médico avalia o caso de De la Cruz diariamente. O controle de carga é importante para não forçar o joelho esquerdo ou uma outra lesão. Além disso, o volante não se sente confortável com a situação e busca fazer o máximo para ficar 100% para as partidas.

Flamengo descarta cirurgia, a princípio
Além disso, o Flamengo não pretende realizar a cirurgia no joelho esquerdo de De la Cruz. O clube prefere tratamento paliativo em vez de forçar um procedimento cirúrgico. Ele, aliás, já passou por quatro cirurgias na carreira (antes de chegar ao Fla): três no joelho direito e uma no esquerdo.
Contratado pelo Flamengo por mais de R$ 100 milhões em 2024 (somando direitos federativos, luvas e intermediação), De la Cruz terminou sua primeira temporada no Rio de Janeiro em baixa, especialmente pela questão física. A maior sequência de De la Cruz em 2025 foi de oito jogos consecutivos.
No total, ele entrou em campo em 61 partidas, anotou três gols e deu seis assistências. De la Cruz conquistou uma Copa do Brasil, uma Supercopa Rei e dois Cariocas pelo Flamengo.
Próximo desafio
Sem De la Cruz, o Flamengo segue em preparação para encarar o Atlético-MG neste domingo (27) às 20h30 (horário de Brasília), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro é o segundo colocado do Brasileirão com 33 pontos, um atrás do líder, o Cruzeiro, mas com um jogo a menos em relação aos mineiros.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.