O volante Jair está próximo de retornar aos gramados após oito meses no departamento médico. Em fevereiro, o jogador rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo durante o clássico entre Vasco e Flamengo, pelo Campeonato Carioca. Desde então, esteve em tratamento e desfalcou a equipe por toda a temporada.
A expectativa é que ele esteja disponível como opção no banco de reservas para o jogo contra o São Paulo, em 16 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. Nas últimas semanas, Jair voltou a treinar com o elenco no CT Moacyr Barbosa e viajou com a delegação para a última partida da Copa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, mas não foi relacionado ou entrou em campo.
Durante entrevista coletiva no último sábado (5), após empate contra o Juventude, o técnico Rafael Paiva afirmou que o volante será observado durante a Data Fifa e pode voltar a qualquer momento. A tendência é que ele jogue alguns minutos contra o tricolor paulista para ganhar ritmo, caso o cenário da partida não exija demais do jogador e ponha em risco a recuperação.
Em 2024, o atleta disputou apenas três jogos, todos pelo Carioca. Ele chegou ao Vasco em 2023, temporada em que atuou em 39 partidas e contribuiu com cinco gols, sendo um dos destaques do meio-campo vascaíno. Quando estiver em condições, deve brigar por posição com Sforza, Hugo Moura e Mateus Carvalho.
Além de Jair, outros dois atletas vascaínos sofreram uma ruptura no LCA na atual temporada. Paulinho de Paula e David também tiveram a mesma lesão e estão em tratamento. Com uma fratura na tíbia, Adson é mais um jogador no departamento médico do clube. Ainda não há previsão de retorno para os jogadores.
AGENDA
Após a Data Fifa, o Vasco volta a campo contra o São Paulo, no próximo dia 16. A partida é válida pela 30ª rodada do Brasileirão e será disputada no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. A bola rola às 21h45. Três dias depois, o Gigante da Colina volta a São Januário para decidir o confronto da semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG. A partir das 18h30, os times se enfrentam por uma vaga na final do torneio. O primeiro confronto terminou em uma vitória de 2 a 1 para os mineiros.