É campeão! O Real Madrid venceu a Atalanta por 2 a 0 nesta quarta-feira (14), no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia, e garantiu o primeiro troféu da temporada: a Supercopa da UEFA. Os gols foram marcados por Valverde e Mbappé.
Com o resultado, o clube merengue se isola na liderança de maiores vencedores do torneio europeu e chega à sua sexta conquista, superando Barcelona e Milan, ambos com cinco títulos.
O jogo
O esquema montado por Carlo Ancelotti na primeira partida oficial foi diferente do utilizado na última temporada. Com a estreia de Kylian Mbappé entre os titulares, o astro francês foi utilizado como centroavante móvel e Bellingham, que exercia o papel de falso nove, recuou para atuar como terceiro homem de meio campo.
Apesar de ter um elenco superior ao da Atalanta, com inúmeras estrelas do futebol mundial, o Real Madrid criou apenas duas chances de gol nos 45 minutos iniciais. As oportunidades surgiram dos pés de Vinícius Júnior. Na primeira, o brasileiro deu uma cavadinha para Bellingham, que não conseguiu dominar e deixou a bola escapar; na outra, acionou Rodrygo com um lindo passe de perna esquerda, mas o camisa 11 finalizou na trave.
A etapa final foi mais movimentada. Com apenas um minuto, Pasalic recebeu um cruzamento dentro da área e cabeceou no ângulo, mas Courtois fez uma defesa espetacular.
Aos 13 do segundo tempo, saiu o primeiro gol do jogo. Bellingham tocou para Vinicius Júnior, que conduziu pela esquerda e deixou Valverde livre para empurrar a bola para o fundo da rede: 1 a 0.
Instantes depois, o zagueiro Hien, que levava vantagem nas ações defensivas, falhou e cedeu o contra-ataque para o Real. Rodrygo deu o passe para Vini, que dominou pela direita e tocou muito forte para dentro da área. Bellingham dominou e deixou Mbappé na cara do gol para ampliar o marcador e anotar seu primeiro tento com a camisa do clube espanhol.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 2 X 0 ATALANTA
Local: Estádio Nacional de Varsóvia - Polônia
Data: 14/08/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Michael Oliver (ING)
Auxiliares: Stuart Burt (ING) e Dan Cook (ING)
VAR: Stuart Attwell (ING)
Cartões amarelos
Real Madrid: Bellingham e Vinícius Júnior.
Atalanta: Éderson e Djimsiti.
Gols: Valverde aos 58' e Mbappé aos 67'.
REAL MADRID: Courtois; Carvajal (Lucas Vázquez), Militão, Rudiger e Mendy; Tchouaméni, Valverde e Bellingham (Dani Ceballos); Rodrygo (Modric), Vinícius Júnior (Arda Guler) e Mbappé (Brahim). Técnico: Carlo Ancelotti.
ATALANTA: Musso; Hien (Palestra), Djimsiti e Kolasinac (Bakker); Zappacosta (Godfrey), Pasalic (Manzoni), De Roon, Éderson e Ruggeri; De Ketelaere (Retegui) e Lookman. Técnico: Gian Piero Gasperini.