O Real Madrid oficializou nesta sexta-feira (15) uma denúncia perante a Procuradoria Geral do Estado, apontando crimes de ódio direcionados a Vinícius Júnior. Os incidentes, marcados por insultos racistas, ocorreram nas adjacências do Estádio Olímpico de Montjuic e do Estádio Metropolitano de Madrid, que foram palcos dos confrontos entre Barcelona e Napoli e Atlético de Madrid e Inter de Milão, respectivamente.
A agremiação merengue solicitou ao Ministério Público que as forças de segurança mobilizem esforços para obter e analisar as gravações de ambos eventos, com o intuito de identificar e responsabilizar os autores dos ataques. Através de um comunicado, o Real Madrid destacou a importância de valores como respeito e tolerância no futebol e no esporte em geral, manifestando sua determinação em combater episódios que manchem a integridade do esporte.
"O Real Madrid condena estes violentos ataques de racismo, discriminação e ódio que têm ocorrido, infelizmente repetidamente, contra o nosso jogador Vinicius Junior. O nosso clube continuará a trabalhar na defesa dos valores do futebol e do desporto, e permanecerá firme na sua luta pela tolerância zero face a episódios tão repugnantes como os que continuam a ocorrer nos últimos tempos", destacou o clube merengue.
Leia na íntegra o comunicado do Real Madrid:
"O Real Madrid CF apresentou uma queixa à Procuradoria Geral do Estado contra crimes de ódio e discriminação pelos insultos racistas e odiosos dirigidos ao nosso jogador Vinicius Junior nas proximidades do Estádio Olímpico de Montjuic e do Estádio Metropolitano de Madrid perante o FC Barcelona- Jogos Nápoles e Atlético de Madrid x Inter de Milão, pela Liga dos Campeões.
O Real Madrid pede ao Ministério Público que solicite às forças de segurança as gravações existentes em ambos os locais para identificar os autores dos referidos insultos racistas e de ódio.
O Real Madrid condena estes violentos ataques de racismo, discriminação e ódio que têm ocorrido, infelizmente repetidamente, contra o nosso jogador Vinicius Junior. O nosso clube continuará a trabalhar na defesa dos valores do futebol e do desporto, e permanecerá firme na sua luta pela tolerância zero face a episódios tão repugnantes como os que continuam a ocorrer nos últimos tempos."