Neste domingo (24), em uma assembléia de sócios do Real Madrid, Florentino Pérez, presidente do clube, confirmou a possibilidade de alterar o modelo associativo para o de sociedade anônima desportiva (SAD), conhecida no Brasil como SAF (sociedade anônima de futebol).
De acordo com o jornal espanhol Sport, Pérez fará uma nova reunião para decidir o futuro do clube merengue.
Embora o projeto se assemelhe com a SAF como é conhecida no Brasil, Florentino Pérez apresenta uma proposta em que o clube continuará pertencendo aos sócios, que passarão a ser acionistas.
“Nosso clube deve ter uma estrutura organizacional que nos proteja como instituição e nos proteja como donos do Real Madrid. Será convocada uma assembleia para decidir a nova estrutura do clube e a decisão final será submetida a referendo. Não tenham dúvidas que faremos tudo para que este clube continue a pertencer aos seus associados”, afirmou o presidente.
A proposta de reforma no estatuto do clube tem como objetivo permitir que grandes investidores forneçam capital na figura de sócios ou como investidores em uma sociedade anônima clássica, mas o clube continuará a pertencer aos seus associados.
Pérez vem trabalhando com bancos e com seus advogados de confiança, Key Capital e Clifford Chance, para realizar a mudança no estatuto do clube. Ainda em assembleia, o presidente estimou que o Real Madrid está avaliado em mais de 10 bilhões de euros. Segundo o jornal espanhol Sport, este valor é superior ao estipulado pelo mercado que seria em torno de 7 bilhões de euros.