Pior início da história: Sport soma apenas dois pontos nas nove primeiras rodadas do Brasileirão
Leão vive seu pior começo de Série A desde 1971

19/05/2025 às 07:05 • Atualizado 19/05/2025 às 12:38
Em 40 participações na Série A do Campeonato Brasileiro desde 1971, o Sport nunca havia começado tão mal quanto em 2025. Após nove rodadas, o Leão somou apenas dois pontos, com dois empates e sete derrotas. Com esse desempenho, não é surpresa que o time esteja na lanterna da competição e vivendo uma crise técnica preocupante.
Essa já é, oficialmente, a pior campanha do clube nesse recorte de nove partidas na elite nacional. Além disso, o desempenho do Sport em 2025 também iguala as duas piores campanhas da história do Brasileirão desde 2003, ano em que o formato por pontos corridos foi adotado. Ou seja, o time está entre os piores inícios da era moderna do campeonato.
Com essa performance, o Sport repete o que fez o Atlético-GO em 2011. Naquele ano, o time goiano também somou apenas dois pontos nas nove primeiras rodadas, com dois empates e sete derrotas. E nos critérios de desempate, os números são idênticos: quatro gols marcados, 16 sofridos e um saldo negativo de 12.
O Athletico-PR também teve campanha igual naquele mesmo ano de 2011. A diferença foi no número de gols: o Furacão marcou apenas dois e sofreu 14, mas também terminou a nona rodada com saldo de -12. Na prática, os três clubes viveram situações muito parecidas dentro de campo nesse recorte inicial de campeonato.
Na ocasião, o Atlético-GO venceu sua primeira partida somente na 10ª rodada, derrotando o Figueirense por 3 a 2 em casa. Já o Athletico-PR demorou ainda mais, conquistando os três pontos apenas na 11ª rodada, com vitória por 2 a 1 diante do Botafogo. Ou seja, demoraram a reagir — e isso custou caro.
Mesmo com essas vitórias pontuais, os dois clubes acabaram rebaixados ao fim da temporada. O Athletico-PR terminou com 41 pontos, em 17º lugar, apenas dois abaixo do Cruzeiro, primeiro time fora do Z-4. Já o Atlético-GO ficou na penúltima posição em 2012, encerrando a campanha com apenas 30 pontos.
A fase atual do Sport também preocupa por outro motivo: o time está há quase dois meses sem vencer na temporada. Já são 11 jogos de jejum, o que reforça ainda mais o momento delicado vivido pelo clube. Para efeito de comparação, a pior campanha da história dos pontos corridos foi da Chapecoense, em 2021, que somou apenas 15 pontos e venceu uma única vez em 38 rodadas.
Com o empate mais recente, o Sport ainda igualou uma marca negativa de 1973. Naquele ano, o clube também levou nove partidas para conseguir a primeira vitória no Brasileirão. O triunfo só veio na 10ª rodada, contra o Moto Club-MA, fora de casa, por 2 a 0. Naquele campeonato, o Sport terminou em 32º entre 40 clubes, em um formato que não previa rebaixamento.
Agora, o Sport tem a chance de tentar iniciar uma reação no próximo domingo, às 16h, quando enfrenta o Internacional na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada da Série A. Diante da torcida e pressionado pelos números, o time precisa vencer para evitar repetir mais uma temporada trágica em sua história.