Fechando a 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Juventude recebeu o Palmeiras neste domingo (20), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O jogo valia muito para os dois clubes, que estão com objetivos diferentes na competição. Quem acabou levando a melhor foi o Palmeiras, que venceu por 5 a 3. Raphael Veiga (3x), Estêvão e Richard Ríos marcaram, Danilo Boza, Ronaldo e Emerson Carioca fizeram os do time gaúcho.
PRIMEIRO TEMPO:
A primeira chance do jogo foi logo no primeiro minuto, quando Caio Paulista recuperou jogada no ataque e chutou, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio. Pouco depois, aos quatro, foi a vez de Felipe Anderson, que recebeu na entrada da grande área, mas foi desarmado por João Lucas no momento do chute.
O Palmeiras seguia melhor no jogo e o Juventude só teve sua primeira chance aos 14, quando Jadson recuperou jogada e tocou para Mandaca chutar, mas a bola foi sem direção. Até que aos 21, Felipe Anderson mandou na área para Estêvão. Com muita tranquilidade, o atacante tirou do goleiro Mateus Claus e mandou para o gol: Palmeiras 1 a 0.
Logo após sofrer o gol, o Juventude foi para o ataque e Jadson teve a chance após passe de Mandaca, mas a finalização carimbou a trave com muito perigo. Aos poucos, o Papo foi crescendo e conseguiu chegar ao empate. Depois de cobrança de escanteio fechada, Lucas Barbosa desviou e Danilo Boza apareceu para colocar na rede: 1 a 1.
Quatro minutos depois, o Palmeiras teve grande chance quando Raphael Veiga iniciou o ataque e conseguiu achar Felipe Anderson na boa. O atacante saiu de frente para Mateus Claus, mas acabou chutando pra fora. Quando tudo parecia encaminhado para o empate parcial, o Palmeiras fez mais um.
Em rápido ataque pelo setor esquerdo, Estêvão teve tranquilidade e serviu Raphael Veiga. O meia do Verdão esperou o tempo certo e chutou de perna esquerda no cantinho para recolocar o Palmeiras em vantagem: 2 a 1 e placar final no primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para o segundo tempo, o Juventude veio com duas mudanças: Gabriel Taliari e Ewerthon nos lugares de Carrillo e Lucas Barbosa. Logo no começo do jogo, o Papo partiu para o ataque e empatou aos três minutos; Alan Ruschel bateu escanteio, Weverton afastou, mas João Lucas evitou a saída e tocou para Ronaldo empatar: 2 a 2.
No primeiro lance após o gol do Juventude, veio o terceiro do Verdão. Depois de bola lançada na área, Richard Rios ganhou a jogada e tocou para Raphael Veiga concluir e recolocar o Palmeiras em vantagem: 3 a 2.
O empate quase veio aos sete, quando Mandaca cabeceou com muito perigo, mas a bola desviou na defesa e saiu. Logo depois, o jogador do Juventude teve outra oportunidade quando recebeu passe de Ewerthon e chutou pra fora com muito perigo. Mas quem marcou foi o Palmeiras, aos 17. Richard Ríos bateu falta com força, a bola desviou na defesa e entrou: 4 a 2.
Com a vantagem no placar, Abel Ferreira tirou de campo Marcos Rocha e Aníbal Moreno, que já haviam recebido o cartão amarelo; Mayke e Zé Rafael entraram. Aos 21, o Juventude marcou o terceiro gol. Edson Carioca recebeu passe de Ronaldo, deu uma caneta em Mayke e chutou forte de perna esquerda para marcar um golaço: Palmeiras 4 a 3.
O empate quase veio aos 27, quando Ewerthon cobrou falta para a área e Danilo Boza mandou por cima do gol. O Palmeiras fez outra alteração quando Fabinho entrou no lugar de Richard Ríos. Pelo lado do Juventude, Jean Carlos foi a campo na vaga de Mandaca. O Juventude teve boa oportunidade quando Jean Lucas cruzou na área e, na sequência, Marcelinho não alcançou.
Já aos 44 minutos, o Palmeiras armou um rápido contra-ataque e matou o jogo com mais um de Raphael Veiga. Vanderlan tentou passe a frente, a defesa do Juventude falhou e Veiga mandou na rede para dar números finais ao jogo: Palmeiras 5 a 3.
PRÓXIMOS JOGOS:
Com a vitória, o Verdão chegou aos 60 pontos, tendo agora apenas um a menos do que o Botafogo, que está na liderança. O Juventude, por sua vez, permanece com 34 pontos e ocupando a 14ª colocação do Campeonato Brasileiro.
Na próxima rodada, o Juventude vai até o Maracanã e encara o Flamengo, no sábado (26), às 19h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 16h30, o Palmeiras recebe o Fortaleza, no Allianz Parque, em São Paulo.