Apesar de ser considerado um dos grandes nomes do futebol mundial, Neymar, até o momento, não conquistou uma Bola de Ouro em sua carreira. Em entrevista à Romário TV, o craque afirmou que seria vencedor do prêmio se não fossem as lesões.
“Se não fossem as lesões, com certeza eu seria Bola de Ouro”, afirmou Neymar.
Em sua primeira indicação à Bola de Ouro, em 2011, o brasileiro ficou em 10° lugar. Em 2015 e 2017, o craque chegou perto de conquistar o prêmio, mas ficou em terceiro lugar.
Neymar possui um histórico vasto de lesões, porém destacam-se algumas mais graves em sua carreira. Em 2014, ainda no Barcelona, o craque brasileiro fraturou o quarto metatarso do pé direito. No mesmo ano, durante a Copa do Mundo no Brasil, no duelo contra a Colômbia pelas quartas de finais, o camisa 10 sofreu uma fratura na vértebra lombar ao receber uma entrada forte.
Em 2018, já atuando pelo PSG, Neymar rompeu o quinto metatarso do pé direito. Apesar de conseguir se recuperar a tempo da Copa do Mundo da Rússia, o Brasil terminou eliminado nas quartas de finais pela Bélgica por 2x1.
Meses antes da Copa América em 2019, Neymar acabou rompendo o ligamento do tornozelo direito em um amistoso contra o Catar. Em 2023 ainda no PSG, o craque brasileiro sofreu uma entorse dos ligamentos do tornozelo direito, o que deixou Neymar fora dos gramados por quatro meses.
Sua última lesão grave foi em 2023 contra o Uruguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Neymar acabou rompendo o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo, o que deixou o camisa 10 fora dos gramados por uma temporada inteira. Agora já recuperado, Neymar se prepara para o retorno aos gramados.