O basquete brasileiro perde nesta quinta-feira (12) uma de suas maiores lendas. Amaury Antônio Pasos, ícone do esporte, faleceu em São Paulo, um dia após celebrar seu 89º aniversário. A causa da morte não foi divulgada.
Amaury Pasos é uma figura histórica, sendo até hoje o único jogador eleito MVP de Mundiais em duas posições diferentes e integrante do Hall da Fama do Basquete. Sua morte é um golpe para o esporte que ele ajudou a elevar no cenário mundial durante a chamada "época de ouro" do basquete brasileiro.
Companheiro de quadra de outros gigantes como Wlamir Marques, Rosa Branca, Algodão e Ubiratan, Amaury foi peça-chave dessa era. Pela seleção, ele alcançou o ápice ao se sagrar bicampeão mundial, conquistando os títulos em Santiago 1959 e Rio de Janeiro 1963, além de ganhar duas medalhas olímpicas de bronze, nos Jogos de Roma 1960 e Tóquio 1964.
A Confederação Brasileira de Basquete expressou profundo pesar pelo falecimento do astro e decretou três dias de luto no esporte.
"Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações", destacou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
O velório de Amaury Pasos será aberto ao público e acontecerá na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo, das 10h às 18h.