O empresário grego Evangelos Marinakis confirmou nesta segunda-feira (2), em entrevista à emissora britânica "Sky Sports", que está em negociações para se tornar dono das ações da SAF do Vasco da Gama.
O magnata grego já é proprietário do Olympiacos, na Grécia, do Nottingham Forest, na Inglaterra, e do Rio Ave, em Portugal. Evangelos Marinakis é dono da Capital Maritime Group, empresa do ramo marítimo cujo patrimônio gira em torno de R$ 22 bilhões.
O brasileiro Edu Gaspar foi contratado recentemente pelo grupo de Evangelos Marinakis para achar um clube a ser comprado no Brasil. Ex-Arsenal e seleção brasileira como gestor, Edu Gaspar é peça crucial no processo.
De acordo com informações do jornalista Lucas Pedrosa, do SBT Sports Rio, o Vasco e o grupo de Evangelos Marinakis assinaram um grupo de não divulgação (NDA) para troca de informações e documentos. Além do grego, outras duas empresas assinaram NDA e estão em processo de concorrência pelo Gigante da Colina.
Atualmente, as ações do Vasco SAF são divididas em três partes. O clube associativo Vasco da Gama possui 30% da SAF, a empresa A-CAP tem outros 31% - adquiridos antes pela 777 Partners -, e os 39% restantes estão em disputa na arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ainda segundo o Pedrosa, esta fragmentação faz com que seja necessária a representação jurídica de todas as partes, o que aumenta a burocracia e a faz com que o processo de venda "não seja concluído do dia para a noite". Além disso, o processo da empresa inglesa Leadenhall contra a A-CAP, ação movida pelo espólio da 777 Partners, pode atrasar ainda mais a negociação. No entanto, A-CAP e o Vasco possuem boa relação e já sinalizaram que querem vender a SAF do clube.