Segue embalado o jovem tenista João Fonseca, de apenas 18 anos. Na manhã desta terça-feira ele estreou com vitória no qualificatório do Australian Open e deu o primeiro passo para disputar seu primeiro Grand Slam.
O carioca despachou o argentino Federico Gomez, cabeça de chave 29 e 136º colocado, marcando 6/4 6/0 após 1h07min de duração na quadra 1573 Arena, uma das principais do complexo de Melbourne Park.
O jogo começou com mais de quatro horas de atraso por conta principalmente do primeiro jogo mais longo na quadra e os brasileiros, que esperavam a partida por volta de 1h30, amanhaceram vendo o brasileiro em ação.
Fonseca disputa pela primeira vez o quali do torneio australiano e seu terceiro quali de Major na carreira onde busca jogar um Slam pela primeira vez. Derrotado na final do quali do US Open nos detalhes em agosto passado, ele tentará vaga na final do quali diante do jogador de Hong Kong, Coleman Wong, 172º, e que disputou uma vaga no NextGen Finals contra o brasileiro cabeça a cabeça durante o mês de novembro passado. O duelo será inédito.
O carioca emplaca sua 11ª vitória consecutiva no circuito. Ele vem do título do NExtGen em Jeddah, na Arábia Saudita, e na semana passada faturou seu maior challenger, o torneio 125 de Camberra, na Austrália, sem perder sets.
Na partida desta terça, João não teve o saque ameaçado, quebrou Gomez uma vez no primeiro set e passeou na segunda etapa já mais adaptado com as condições de jogo em Melbourne. Foram ao todo 17 winners contra 10 erros não-forçados contra 14 bolas vencedoras e 24 equívocos do argentino. Fonseca encaixou 65% do primeiro serviço.
“Boa estreia, larguei quebrando no começo, fiz um bom jogo com meu saque, acho que não tive nenhum break contra então foi muito positivo. Consegui manter no primeiro set, no segundo consegui uma quebra logo no começo, ele foi abaixando o no nível e eu fui impondo um ritmo maior para não abrir portas. Foi uma estreia muito positiva. É seguir com essa mentalidade e esse jogo nos próximos. Vamos com tudo”, disse João Fonseca.
O Brasil teve mais duas vitórias na fase prévia do evento nesta terça-feira. Thiago Monteiro e Laura Pigossi carimbaram passaporte rumo à segunda rodada.
Thiago Monteiro, atual 106º do mundo e cabeça de chave 6, superou o australiano Jason Kubler, ex top-30 que ficou quase um ano afastado por lesão, triunfou com parciais de 7/6 (4) 7/6 (4), jogando bem nos momentos decisivos dos dois tie breaks da partida, que teve duração de 1h56min na Quadra 7 do complexo. Thiago chegou a salvar um set point quando sacou em 4/5 na segunda parcial. Com a vitória, Monteiro vai ganhando duas posições no ranking, por enquanto, já que o cenário da classificação ainda deve sofrer mudanças, conforme o avanço das rodadas em Melbourne.
Na segunda rodada do quali, Monteiro irá enfrentar o francês Valentin Royer, 206º, que eliminou o australiano Marc Polmans com 6/3 6/0. O único encontro entre Thiago e Royer foi vencido pelo brasileiro no quali de Roland Garros ano passado.
“Jogo bem positivo, primeira vitória no Australian Open é muito importante na estreia era complicada, Kubler é um cara que joga muito bem na quadra dura, já esteve entre os 60 do mundo, teve algumas lesões ano passado, era um jogo perigoso, mas consegui me impôr muito bem, jogar firme, saquei muito bem, aproveitei boas chances. Cai um pouco quando tive um break no segundo set, mas consegui voltar forte, salvar set-points, me manter no jogo. Para a próxima rodada é levar essa confiança, ir evoluindo, pegando ritmo no dia a dia e competir da melhor forma para estar aos poucos sentindo o melhor na quadra. Feliz estar de volta aqui, Grand Slam é onde todo mundo quer estar, ano passado não pude vir por conta de uma lesão, muito feliz de estar de volta e espero ir muito mais longe”, apontou o cearense.
Laura Pigossi, atual 165ª do ranking mundial, teve uma ótima estreia . Ela superou a espanhola Guiomar Maristany Zuleta De Reales, 199ª do mundo, com parciais de 6/3 6/1 em 1h10min de partida, dominando a maior parte das ações durante todo o jogo, principalmente no segundo set. Chamou atenção o aproveitamento de pontos vencidos com o primeiro saque da brasileira, com 80% de efetividade, contra apenas 33% da adversária, que cometeu quase o dobro de erros não forçados: 25 a 13.
Na segunda rodada do quali, Pigossi encara a vencedora da partida entre Viktorija Golubic, da Suíça, cabeça de chave 2 do qualificatório e 90ª colocada: “Conheço bastante ela, já treinei algumas vezes com ela em Barcelona, e consegui jogar super bem, mas o diferencial hoje foi ter conseguido jogar mais solta e agressiva, buscando sempre o jogo. E ao mesmo tempo fui bem consistente, com poucos erros não forçados. Isso tudo fez a diferença”, destacou a paulistana.
Os três brasileiros jogam na madrugada desta quarta-feira por volta da 1h da madrugada com transmissão da Disney+.