Lenda do Barcelona e da seleção espanhola, o meio-campista Andrés Iniesta se despediu dos gramados. Em evento realizado nesta terça-feira (8), o jogador afirmou que está estudando para se tornar técnico de futebol e se emocionou ao falar de sua carreira como jogador.
"Espero que vocês deixem eu me emocionar hoje. Nunca pensei que esse dia chegaria. Realmente nunca imaginei. As lágrimas destes últimos dias não são de tristeza, mas de orgulho para esse filho de Fuentealbilla que tinha o sonho de ser jogador de futebol. Só queria ser jogador da Primeira Divisão. Consegui isso depois de muito sacrifício e esforço. Esses valores foram essenciais na minha vida. Feliz por ter o prêmio de ser jogador de futebol. Esse caminho tem sido como uma história porque vivi o que de melhor se pode ter em uma carreira", começou a declarar em sua despedida.
"O futebol termina nesta fase, mas o jogo continua. Não posso estar muito longe do futebol, tem sido a minha vida e continuará sendo. Estamos trabalhando em diferentes projetos. E já estou iniciando o curso como treinador. O resto é história: títulos, derrotas, momentos ruins... mas orgulho e nunca desistir é o que me deixa feliz. Queria ter jogado até os 90, mas estou feliz por ter realizado o sonho de ser jogador", falou o astro espanhol, emocionado.
O agora ex-jogador também falou a respeito de um dia comandar o Barcelona. Antes, ele ressaltou que espera que Hansi Flick, atual técnico do clube, permaneça por muito tempo.
"Espero que Hansi Flick esteja aqui por muito tempo, pois isso significará que nosso clube teve muito sucesso. Ainda não fiz a primeira aula, mas o objetivo é ser treinador", declarou.
"Gostaria de voltar ao Barça. Quem marcou este clube tem que estar lá, mas tem que estar com condições. Cada profissional é único. O meu perfil de trabalho será o perfil do Iniesta", disse.
Iniesta estava sem clube desde junho, depois de deixar o Emirates, dos Emirados Árabes Unidos. Antes, ele havia atuado pelo Vissel Kobe, do Japão. Estes foram os únicos clubes que o lendário meio-campista atuou depois de deixar o Barcelona, em 2018.
Pelo Barça, Iniesta conquistou 32 títulos, sendo nove Ligas Espanholas, quatro Champions League e três Mundiais de Clubes. Já com a camisa da seleção espanhola, ele conquistou a Copa do Mundo de 2010 e as Eurocopas de 2008 e 2012. Ele foi um dos protagonistas do lendário time do Barcelona comandado por Pep Guardiola, entre 2008 e 2012.
Iniesta não foi eleito o melhor jogador do mundo em nenhum ano, mas ele diz não se importar com isto. "Para mim a foto de Xavi, Messi e eu no pódio é mais que uma Bola de Ouro. Não importa quem ganhou", falou, relembrando o ano de 2010, quando os três jogadores do Barcelona estiveram entre os três melhores do mundo para a Fifa.