O piloto britânico Lewis Hamilton pilotou, na manhã deste domingo (3), o carro McLaren MP4/5B, usado por Ayrton Senna no título da Fórmula 1 de 1990. A ação aconteceu como uma homenagem ao legado do ídolo brasileiro antes do Grande Prêmio de São Paulo, no Autódromo de Interlagos.
Hamilton, que desde o início de sua carreira declara ter Senna como grande ídolo, pilotou a McLaren por algumas voltas até pedir uma bandeira brasileira. Ele então deu mais uma volta levando consigo a bandeira, repetindo o tradicional gesto de Ayrton. A homenagem levou diversos espectadores presentes às lágrimas.
No final, a ginasta Rebeca Andrade, recordista brasileira de medalhas olímpicas, deu uma bandeirada simbólica para Hamilton. O maior campeão da Fórmula 1 desceu do carro emocionado e se ajoelhou diante da McLaren.
Em suas redes sociais, Hamilton afirmou ter vivido um dos melhores momentos de sua vida. "O Brasil sempre será o lugar onde meus sonhos se realizam. Eu sou muito grato por esse país, pelo seu povo e seu amor. Eu ganhei o meu primeiro campeonato aqui, eu tive minha melhor corrida aqui; e agora poder estar aqui, sendo cidadão honorário, guiando o carro do meu heroi, é quase demais para compreender. Parece um sonho. É uma honra enorme e um momento que será para sempre um marco na minha vida", escreveu o piloto.
O britânico se tornou cidadão honorário brasileiro em novembro de 2022, um ano após ter levado a bandeira do país no Grande Prêmio de São Paulo de 2021.