Grupo de clubes anuncia 'boicote' à eleição da CBF com chapa única
Equipes soltam nota conjunta pedindo mudanças no pleito que elegerá novo presidente da confederação

SBT Sports
22/05/2025 às 11:30 • Atualizado 22/05/2025 às 12:20
Um grupo com 20 clubes anunciou que não comparecerá à eleição presidencial da CBF. Em nota conjunta, publicada na noite desta quarta-feira (21), as equipes protestam contra o processo eleitoral da confederação.
Fazem parte do 'boicote' os times América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud é o candidato único para suceder Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF. Ele é apoiado por 25 federações estaduais, o que inviabiliza outra candidatura, já que para inscrição de chapa é necessário o apoio de ao menos oito federações.
Leia, abaixo, a nota completa:
"SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport"