Desde que o presidente Alberto Guerra e Renato Gaúcho decidiram não renovar o vínculo, o Grêmio está no mercado em busca de um substituto. Nomes como Tite, ex-técnico da Seleção Brasileira; Fábio Carille, que deixou o Santos; e Thiago Carpini, destaque no Vitória, foram cogitados, mas nenhuma negociação avançou efetivamente.
Agora, o português Pedro Caixinha está a detalhes de ser anunciado como novo treinador do Tricolor. O técnico de 54 anos, que deixou o Bragantino no fim de outubro, teve conversas positivas com a diretoria gremista nos últimos dias e se tornou o favorito para assumir o cargo. Durante sua passagem pelo Massa Bruta, comandou a equipe em 124 partidas, com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas.
No Bragantino, Caixinha alcançou duas semifinais do Paulistão, em 2023 e 2024, e levou o clube à melhor colocação de sua história no Brasileirão, terminando em 6º lugar na temporada de 2023.
O português assume o Grêmio com a missão de melhorar o desempenho da última temporada, marcada por eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores, além de uma campanha no Brasileirão que deixou o clube ameaçado de rebaixamento durante boa parte do campeonato.