'Simply Lovely'! O tricampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, praticamente cravou seu 4º campeonato seguido no GP de São Paulo, em Interlagos. Largando da 17ª posição, o holandês escalou o grid durante a corrida demorada e cheia de reviravoltas, até assumir a ponta e manter com uma vantagem de quase 20 segundos. O pódio foi completado por uma dobradinha da Alpine, com Ocon e Gasly.
Confira os destaques do treino classificatório e da corrida principal
Apenas pela 6ª vez em 74 anos de história da Fórmula 1, o treino classificatório para a corrida principal ocorreu no domingo, a apenas horas de distância do Grande Prêmio. O motivo foram as chuvas perigosas que atingiram a cidade, o que fez a FIA adiar a Qualy e a homenagem a Ayrton Senna, ambas previstas para o sábado.
Com nova agenda definida, a classificação teve início às 7h30, horário de Brasília. No emocionante GP de São Paulo, mesmo com bandeiras vermelhas sendo acionadas cinco vezes, Lando Norris brilhou nos treinos e conquistou sua pole position com um tempo de 1m23s405. O piloto britânico demonstrou habilidade e velocidade, dominando o asfalto de Interlagos e garantindo o primeiro lugar no grid. O desafio passou a ser manter a posição, devido ao histórico de largadas ruins do piloto britânico.
Assim como no treino classificatório, a corrida principal em Interlagos não foi poupada pela chuva que atingiu o autódromo de Interlagos, em São Paulo, o que resultou em diversas bandeiras amarelas, vermelhas, e até uma bandeira preta depois de 15 anos.
Continuando a sucessão de erros e escapes da classificação, Lance Stroll escapou da pista 2 vezes na volta de apresentação, fazendo com que a volta tivesse que ser reiniciada.
A corrida trouxe desafios inesperados. Logo após a largada, Norris enfrentou dificuldades para manter a liderança e foi ultrapassado, perdendo a posição ainda nos primeiros momentos da corrida. A disputa intensa no início e a pressão de outros pilotos revelaram as nuances da pista e as dificuldades em manter a vantagem conquistada no dia anterior.
Max Verstappen (Red Bull Racing), largando em 17º, ganhou 4 posições já na 1ª volta, ultrapassando uma fila de carros que se formou na 1ª curva. Em poucos minutos, o holandês chegou ao P10. Em 10 voltas, Verstappen chegou à 7ª posição.
Já o pole position largou mal: Norris perdeu a ponta para Russell (Mercedes), chegando perto de recuperar diversas vezes, mas falhando sem o recurso da asa móvel devido à chuva. O grid mudou de cara após o safety car virtual causado por Hulkenberg, um dos muitos no GP de São Paulo, que fez com que Verstappen assumisse a ponta, após a ida para os boxes da maioria dos pilotos.
Após perderem posições, Norris e Russell passaram a brigar pela 4ª posição, e o britânico piloto da McLaren levou a melhor na ultrapassagem. No entanto, um novo safety car virtual foi ativado depois de uma batida do argentino Franco Colapinto.
Após a nova largada, Ocon estava na 1ª posição, abrindo certa vantagem sobre Max Verstappen. Mas algo já corriqueiro para o GP de São Paulo em 2024 aconteceu: outro safety car foi acionado após batida de Carlos Sainz, da Ferrari. Verstappen aproveitou-se da re-largada e assumiu a ponta, mantendo a liderança até o final. Norris, que largou na pole, errou e escapou da pista, voltando na 6ª posição.
A vitória marca o fim de um jejum de 10 corridas do holandês, que apesar de ter pontuado em diversas corridas, não subia no lugar mais alto do pódio desde o Grande Prêmio da Espanha, em junho.
Com o resultado, Max Verstappen amplia sua vantagem no campeonato, chegando a 393 pontos, contra 331 do vice-líder do campeonato, Norris. A diferença passa a ser de 62 pontos. Agora o holandês precisa somar apenas 2 pontos a mais do que Lando Norris para garantir o tetracampeonato na próxima etapa, em Las Vegas.
A 22ª etapa está prevista para acontecer entre os dias 21 a 24 de novembro, com transmissão pela BandTV e pela Bandsports.