Gabigol foi afastado pela diretoria do Flamengo para o jogo desta quinta-feira (14) contra o Atlético-MG, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, que ocorrerá no Maracanã. A decisão foi anunciada na tarde desta terça, e logo após, o atacante declarou que irá ao estádio como um torcedor para apoiar sua equipe.
Segundo nota divulgada pelo Flamengo, os próximos passos de Gabigol no clube serão discutidos em uma reunião com os representantes do jogador e o vice-presidente de futebol, Marcos Braz. Esta medida segue o anúncio do jogador de que ele não permanecerá no clube após conquistar o pentacampeonato da Copa do Brasil.
Gabigol viveu um ano conturbado em 2024, marcado por uma suspensão devido à tentativa de fraude em um exame antidoping e uma polêmica envolvendo uma foto sua com a camisa do Corinthians. Além disso, ele teve desentendimentos públicos com a diretoria do Flamengo. Apesar de um desempenho menos prolífico nesta temporada, com sete gols em 35 jogos, seus dois gols na final da Copa do Brasil foram decisivos para o título do Rubro-Negro.
Em resposta à decisão do clube, Gabigol expressou em suas redes sociais seu compromisso de permanecer à disposição do treinador Filipe Luís até o final de seu contrato, apesar da decisão unilateral da direção de não relacioná-lo para a partida contra o Galo. Gabigol reiterou que seus representantes estão prontos para discutir seu futuro, seja pessoalmente ou remotamente.
"Em razão da nota publicada no dia de hoje pelo Clube de Regatas Flamengo, cumpre apenas esclarecer que estou à disposição do Flamengo e do treinador para cumprir meu contrato até o fim, inclusive para jogar amanhã (treinei hoje normalmente), e que a decisão de não me relacionar para o jogo foi unilateral da direção do clube. Meus representantes estão à disposição para tratar de qualquer assunto, seja pessoal ou remotamente. Obrigado, Nação, e estaremos juntos na norte amanhã!", escreveu Gabigol.
Confira na íntegra a nota do Flamengo:
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Gabriel Barbosa não será relacionado para o jogo de amanhã contra o Atlético-MG. Os próximos passos do atacante serão definidos pelo vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e pelos representantes do jogador, que já foram comunicados desde ontem sobre a necessidade de uma reunião entre as partes e estão sendo aguardados no Rio de Janeiro.
A decisão visa manter a harmonia do elenco rubro-negro após o importante pentacampeonato da Copa do Brasil e dar tranquilidade ao treinador Filipe Luís, comissão técnica e funcionários para a continuidade do trabalho e da busca pelas vitórias no Campeonato Brasileiro."