O Fluminense é a equipe que menos tem gols marcados no Brasileirão, com 27 partidas disputadas. Com apenas 21 gols feitos, o tricolor carioca tem um aproveitamento de 0,77 gols por partida, um desempenho inferior ao do Atlético-GO, último colocado do campeonato, que tem uma partida a mais.
Para quem procura motivos para esse aproveitamento tão ruim, é possível listar alguns fatores. O atacante Germán Cano, principal goleador das últimas temporadas, vem sofrendo com lesões que prejudicam seu desempenho e sua presença nos jogos. Outro fator foi a mudança de estilo de jogo: o time tinha uma forma de jogar muito específica com Fernando Diniz. Após a saída do técnico e a chegada de Mano Menezes, o modelo praticado pela equipe mudou drasticamente.
Segundo levantamento realizado, nos últimos cinco jogos, o Fluminense finalizou ao gol apenas 12 vezes. Isso ajuda a explicar a baixa quantidade de gols feitos. Os números ligam um alerta para o Fluminense. Sem conseguir vencer no campeonato há três jogos e com apenastrês3 gols marcados nos últimos cinco do torneio, o tricolor ocupa a 18ª posição, com apenas 27 pontos.
A equipe ainda tem mais 11 jogos pela frente. Para sair da zona de rebaixamento, o tricolor precisa conquistar aproximadamente 18 pontos para chegar aos 45 e garantir sua sobrevivência. Para isso, o tricolor das Laranjeiras precisa voltar a marcar com frequência e conta com a volta de Germán Cano para aumentar esses números.