Fluminense encara gramado sintético e tabu contra o Atlético-MG na Arena MRV
Tricolor carioca tem desempenho ruim em campos artificiais e enfrenta retrospecto desfavorável diante do Atlético-MG

11/05/2025 às 08:12 • Atualizado 11/05/2025 às 16:14
Neste domingo (11), Fluminense e Atlético-MG se enfrentam pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, marcada para as 17h30 (horário de Brasília), marca o retorno do Galo à Arena MRV, que passou por reformas para a instalação do gramado sintético — algo que tem sido um obstáculo para o clube carioca. O Fluminense apresenta desempenho abaixo da média nos principais estádios com grama artificial do país.
Nos jogos disputados no Nilton Santos, na Ligga Arena e no Allianz Parque, o Tricolor conquistou apenas 19% dos pontos disputados. Contra os rivais Botafogo e Vasco, foram seis partidas desde a adoção da grama sintética, com quatro derrotas para o Alvinegro e duas para o Cruzmaltino.
Na Ligga Arena, casa do Athletico-PR, o retrospecto também é desfavorável: duas vitórias, dois empates e seis derrotas — aproveitamento de 26%, o mesmo obtido no Allianz Parque, onde o Flu tem uma vitória, um empate e três derrotas. Recentemente, pela Copa Sul-Americana, o time de Renato Gaúcho tropeçou novamente em gramado artificial ao empatar com o Unión Española no Estádio Bicentenario de La Florida, no Chile.
O histórico contra o Atlético-MG também preocupa. Em 15 jogos recentes, o Fluminense venceu apenas três vezes, contra seis vitórias do Galo e seis empates. Apesar disso, o Tricolor levou a melhor nos dois últimos confrontos: pela 24ª rodada do Brasileirão de 2024 e nas quartas de final da última Libertadores. No retrospecto geral, a vantagem é dos mineiros: 35 vitórias, 25 empates e 23 derrotas em 83 duelos.
Prováveis escalações
O Fluminense chega descansado após poupar os titulares na partida contra o GV San Jose, pela Sul-Americana. Com força máxima, Renato Gaúcho deve promover mudanças na equipe, como a entrada do volante Nonato. O capitão Thiago Silva, recuperado de lesão muscular na coxa direita, está novamente à disposição.
Onde assistir
TV Globo (para o Rio de Janeiro) e Premiere (pay-per-view)
Arbitragem
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
Assistente 2: Alex dos Santos (SC)
VAR: Wagner Reway (ES)