O Flamengo se classificou para a decisão do Campeonato Carioca ao bater o Vasco por 2 a 1, neste sábado (8), pelo jogo de volta da semifinal do estadual, no Maracanã. Bruno Henrique e Luiz Araújo marcaram os gols dos Rubro-Negro, enquanto Nuno Moreira fez seu primeiro gol pelo Vasco.
O jogo de ida havia terminado 1 a 0 para o Flamengo, também com gol de Bruno Henrique. No agregado ficou 3 a 1 para o time da Gávea, que ainda teria a vantagem caso houvesse empate na soma dos placares.
Com o resultado, o time comandado por Filipe Luís aguarda o vencedor de Fluminense e Volta Redonda que se enfrentam neste domingo (9), no estádio Raulino de Oliveira. O Voltaço se classifica em caso de vitória ou empate no placar agregado, mas o Fluminense venceu o jogo de ida por 4 a 0 e encaminhou a vaga.
O jogo
O clássico começou quente. Nos primeiro minuto de jogo, Rayan fez falta no Varela e chutou a bola em cima do lateral do Flamengo. Léo Pereira não gostou e foi pra cima do atacante do Vasco. A primeira boa jogada só aconteceu aos 7 minutos. Bruno Henrique recebeu no comando do ataque, girou pra cima da marcação e arriscou, com perigo, de fora da área. A bola foi pra fora.
Com a desvantagem do jogo de ida, o Vasco tentava se lançar ao ataque. A postura do Gigante da Colina abria espaços para o Flamengo que ameaçou a meta Cruzmaltina duas vezes: Primeiro, Wesley fez um belo cruzamento para Arrascaeta que não alcançou a bola e depois Varela chutou de dentro da grande área para boa defesa de Léo Jardim.
Aos 21 minutos, a coragem do Vasco foi premiada. Em falta próximo ao bico direito da área, Coutinho levantou no segundo pau, Lucas Freitas escorou e Nuno Moreira mandou para o fundo da rede. Vasco 1 a 0.
Depois do gol, o Flamengo se instalou no campo de ataque. De cabeça, Ortiz parou em bela defesa de Léo Jardim. E o gol de empate veio logo depois. Com 33 minutos da primeira etapa, Arrascaeta recebeu na entrada da área e fez o passe, que desviou, mas achou Bruno Henrique. O atacante bateu na saída do goleiro vascaíno e marcou seu centésimo gol com a camisa do Mengão. Tudo igual no Maracanã.
O segundo tempo foi bem menos movimentado. O Vasco precisava de dois gols, mas não conseguiu ameaçar o Flamengo. Com o passar do tempo, o time de Filipe Luís passou a ter mais posse de bola e cadenciar o ritmo do jogo.
A primeira boa oportunidade da etapa final veio com 22 minutos: Gonzalo Plata foi lançado em velocidade e saiu cara a cara com Léo Jardim, que fez mais uma grande intervenção. Logo depois, Luiz Araújo, que havia acabado de entrar, passou por 3 marcadores e bateu firme de perna esquerda para virar o jogo. Flamengo 2, Vasco 1. Nos últimos 30 minutos de jogo, o ritmo era de treino. O Vasco não conseguiu pressionar o Rubro-Negro, que tocava a bola esperando acabar a partida.