O Flamengo enfrentará um desafio histórico na decisão da Copa Betano do Brasil 2024: o Rubro-Negro não conquista o título fora do Rio de Janeiro desde 1990. Agora, após o sorteio realizado pela CBF nesta quinta-feira, 24, ficou definido que o time carioca terá a oportunidade de quebrar essa escrita de 34 anos contra o Atlético/MG. A finalíssima acontecerá em 10 de novembro, na Arena MRV.
Decidir fora de casa não traz muitas boas lembranças ao Flamengo. A única vez em que se sagrou campeão da Copa do Brasil decidindo fora do Rio de Janeiro foi em 1990, contra o Goiás. Na ocasião, vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Juiz de Fora, com o mando rubro-negro e empate por 0 a 0 no Serra Dourada no jogo de volta deram o primeiro título da Copa do Brasil ao Mengão.
Após o título inédito o Flamengo teve que encarar uma dura sequência de vice-campeonatos. Em 1997 e 2004, duas derrotas em finais para Grêmio e Santo André, ambas decidindo no Maracanã. Já em 2003, decidindo fora de casa contra o grande time do Cruzeiro, campeão da Tríplice Coroa, o Fla foi superado por 3 a 1 no Mineirão.
Maracanã aliado do Flamengo nas decisões
Se por um lado o Flamengo sofre ao decidir fora de casa, de 2006 para frente o Maraca se tornou o grande aliado rubro-negro nas decisões. Título contra o Vasco em 2006, como visitante no jogo de volta, e contra o Athlético Paranaense em 2013. Em 2022, novamente campeão em casa, contra o Corinthians em decisão por pênaltis.
No entanto, o Flamengo também amargou derrotas recentes fora de casa, como nas decisões de 2017 e 2023 contra Cruzeiro e São Paulo, quando perdeu nos pênaltis no Mineirão e por 1 a 0 no Morumbi, respectivamente.
Agora, o Flamengo tenta mudar essa história e conquistar mais um título, mesmo longe de seus domínios. A decisão está marcada para o próximo dia 10, na Arena MRV, em Belo Horizonte.