Publicidade
Esportes

Flamengo defende mudança de datas na Copa do Brasil e critica Corinthians e Vasco

Em resposta às críticas sobre a reprogramação das semifinais, Rubro-Negro apoia CBF e acusa rivais de desrespeitar a isonomia esportiva

Flamengo defende mudança de datas na Copa do Brasil e critica Corinthians e Vasco

01/10/2024 às 14:30 • Atualizado 01/10/2024 às 14:36

Publicidade

O Flamengo posicionou-se na tarde desta terça-feira (1º de outubro) em defesa da alteração das datas para as semifinais da Copa do Brasil. A mudança, que reagendou os confrontos devido a um conflito de datas com compromissos internacionais, foi criticada pelas diretorias de Corinthians e Vasco, mas encontrou respaldo na gestão rubro-negra.

Em uma nota oficial, o Flamengo criticou as ações de Corinthians e Vasco, que recorreram ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tentando impugnar a decisão. O Flamengo classificou essas tentativas como um desapreço ao "princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas", pilares que devem nortear as competições.

A diretoria rubro-negra não poupou elogios à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enaltecendo a entidade por uma decisão que consideram "imparcial, isonômica e democrática". O Flamengo apontou que a mudança não apenas equilibra as condições entre os clubes como também aumenta a atratividade das partidas em um momento crucial da competição, potencializando receitas de bilheteria e o interesse de patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.

Confira a nota na íntegra:

"O Clube de Regatas do Flamengo (“Flamengo”) vem, diante da informação de que o Vasco da Gama SAF (“Vasco”) e o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”) decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (“STJD”), contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) de inverter a data base das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, manifestar-se, publicamente, nos seguintes termos:

1. Inicialmente, é de se lamentar que Vasco e Corinthians tentem se valer da Justiça Desportiva para desvirtuar a sua função e buscar benefício próprio, em total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas que, pelo regulamento, deve reger as competições;

2. Como é de amplo conhecimento, considerando a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas disputarão as Eliminatórias da Copa do Mundo e somente retornarão aos seus clubes entre os dias 16 e 17 de outubro, em cima da data das semifinais da Copa do Brasil, de modo que a inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro não apenas privilegia o equilíbrio das competições como a isonomia entre os participantes, além de garantir um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.

3. Infelizmente, o que se verifica, é que os referidos clubes se sentiram lesados por não poder jogar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários completamente desfalcados de seus principais atletas, em razão de convocações que são de atendimento obrigatório pelos Clubes. Note-se que Vasco e Corinthians não apontam um único prejuízo às suas equipes, mas apenas o fato de que seus adversários não serão mais prejudicados pelos desfalques sofridos, valorizando a própria competição.

4. Com todo o respeito ao Vasco e ao Corinthians, os pedidos direcionados ao STJD, no entanto, se mostram improcedentes na sua origem, já que não resistem a uma simples consulta ao Regulamento Geral de Competições 2024 (art. 5º, inciso I) e ao Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 (art. 39, §1º), ambos editados pela CBF e que contaram com a adesão dos clubes.

5. Esses dois dispositivos inseridos nos regulamentos acima citados não deixam qualquer dúvida de que a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza. E mais, o §1º do artigo 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 é claro em afirmar que a tabela pode sofrer alterações em decorrência de eventuais modificações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (“CONMEBOL”), como aconteceu.

6. A CBF, em ofício direcionado a Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, motivou a inversão da tabela por força de alteração promovida pela CONMEBOL em seu calendário de jogos (Libertadores e Sul-Americana), que possui prioridade em face das competições nacionais.

7. Se não bastasse isso, a CBF, de forma imparcial, isonômica e democrática, questionou os quatro clubes que disputarão as partidas semifinais da Copa do Brasil 2024 acerca da inversão da tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro sinalizado positivamente, Corinthians negativamente e Vasco dado uma solução diversa da que foi posta em votação, o que gerou a concordância da maioria dos envolvidos (2 contra 1).

Assim, tendo em vista os esclarecimentos acima prestados, o Flamengo enaltece a decisão tomada pela CBF e reforça o seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições."

Publicidade

Assuntos relacionados

Flamengo

Corinthians

vasco

Copa do Brasil

Últimas notícias

ver mais
Dodô celebra primeira convocação para a seleção brasileira
Esportes - 16/11/2024 às 18:30

Dodô celebra primeira convocação para a seleção brasileira

"Estou muito feliz, era um momento que eu estava esperando há muito tempo, era um sonho. Agora, é dar continuidade"
Presidente do Flamengo pede fair play financeiro e cutuca John Textor
Esportes - 16/11/2024 às 18:00

Presidente do Flamengo pede fair play financeiro e cutuca John Textor

Em entrevista, Rodolfo Landim disse: "Meu amigo John Textor vai ficar aborrecido mais uma vez porque eu vou ter que falar isso aqui"
Cabem no seu time? Veja jogadores que ficarão livres de contrato em 2025
Esportes - 16/11/2024 às 17:30

Cabem no seu time? Veja jogadores que ficarão livres de contrato em 2025

Nomes conhecidos como Bolasie, Fernandinho, Gabigol e Romero estarão disponíveis para assinar com qualquer clube
Santos é campeão da Série B após tropeço do Novorizontino
Esportes - 16/11/2024 às 16:18

Santos é campeão da Série B após tropeço do Novorizontino

Peixe garantiu título com duas rodadas de antecedência após Tigre empatar com o Paysandu em 1 a 1 neste sábado (16)
Fim de uma era? Cristiano Ronaldo comenta planos para o fim da carreira
Esportes - 16/11/2024 às 14:00

Fim de uma era? Cristiano Ronaldo comenta planos para o fim da carreira

"Já planejo minha retirada, e isso deve acontecer daqui a um ou dois anos"
Permanência de Yuri Alberto é um dos planos do Corinthians para 2025
Esportes - 16/11/2024 às 04:00

Permanência de Yuri Alberto é um dos planos do Corinthians para 2025

Atacante do Timão está vivendo fase mágica, e Augusto Melo revela que pretende contar com o jogador para a próxima temporada
Corinthians vence Palmeiras e larga na frente por título do Paulistão Feminino
Esportes - 15/11/2024 às 17:30

Corinthians vence Palmeiras e larga na frente por título do Paulistão Feminino

Disputado na Neo Química Arena, duelo registrou o maior público da competição, com 34.736 torcedores
Cabe no seu time? Pogba fica livre no mercado após rescindir com a Juventus
Esportes - 15/11/2024 às 16:30

Cabe no seu time? Pogba fica livre no mercado após rescindir com a Juventus

Francês ficou insatisfeito com a falta de apoio do clube durante o caso de doping que abalou sua carreira
Gabigol, em seu canal no YouTube: "Eu sou Flamengo, eles não"
Esportes - 15/11/2024 às 16:15

Gabigol, em seu canal no YouTube: "Eu sou Flamengo, eles não"

Para o jornalista Venê Casagrande, do SBT Sports Rio, gesto do ídolo rubro-negro ficou bem claro
Portugal tem grande atuação no segundo tempo e goleia a Polônia
Esportes - 15/11/2024 às 16:08

Portugal tem grande atuação no segundo tempo e goleia a Polônia

Além do placar elástico, lusitanos se classificaram para as quartas de final da Nations League
Publicidade
Publicidade