À medida que a temporada 2024/25 da NBA se aproxima, os holofotes se voltam para alguns dos principais jogadores que prometem brilhar nas quadras. É impossível falar dos destaques da liga sem mencionar Lebron James, o astro dos Los Angeles Lakers que vem para a sua 22ª temporada e mostra que ainda pode jogar bem e decidir partidas aos 39 anos. O King teve médias de 25 pontos e oito assistências na última temporada e demonstra fome por mais vitórias.
Stephen Curry, do Golden State Warriors, continua a ser um dos maiores arremessadores da história da NBA e continua impressionando os fãs de basquete a cada temporada. Outro armador que vem se tornando protagonista da liga é Luka Doncic, que levou os Mavericks ao título do Oeste e empolga os torcedores com sua impressionante habilidade de pontuar de todas as maneiras.
Mais um jogador que merece destaque é Jayson Tatum, do Boston Celtics. Com seu estilo de jogo versátil e uma combinação letal de arremesso e infiltração, Tatum se consolidou como um dos melhores alas da liga. Outro atleta que vem se destacando é Shai Gilgeous Alexander, que protagoniza muitas jogadas plásticas e eficientes, está em ascensão e lidera o elenco de OKC.
Giannis Antetokounmpo, que já conquistou o prêmio de MVP duas vezes, continua a ser uma força dominante no Milwaukee Bucks e merece atenção, assim como Nikola Jokic, atual MVP da liga, que mostra uma capacidade incomparável de influenciar o jogo com sua visão e habilidades no Denver Nuggets.
Destaques do Draft
As estrelas veteranas da liga ainda se destacam e decidem jogos e playoffs, mas a cada temporada, os rookies vem conquistando seu espaço e subindo o patamar de suas franquias, como o francês Victor Wembanyama, dos Spurs.
A badalada primeira escolha ficou com os Hawks, que arrebatou o ala francês Zacchary Risacher. Ele se destacou no basquete universitário pelo excelente posicionamento defensivo e notável aproveitamento na linha de três. O segundo escolhido foi mais um francês e com características semelhantes à estrela do Spurs, o pivô de 2,16m Alex Sarr, que agora faz parte do plantel do Orlando Magic.
Fechando o Top 3, os Rockets a fim de melhorar a criação, rotação e qualidade com a bola, buscaram o armador Reed Sheppard, que promete solucionar o problema e se tornar grande em Houston. Mas, um dos grandes destaques do evento ficou em uma posição mais baixa, mais especificamente na 55° escolha, o amador Bronny James pelos Lakers e irá jogar ao lado do próprio pai, o LeBron James – sendo essa a primeira vez que pai e filho vão jogar juntos na NBA.
Um fato importante e triste a ser pontuado é que o Brasil não teve nenhum jogador draftado.
Jogadores brasileiros na NBA
Gui Santos, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris com a Seleção Brasileira, fez sua estreia na NBA na última temporada defendendo o Golden State Warriors. Atuando como ala e ainda em fase de adaptação, ele participou de 24 jogos como reserva, registrando médias de 3,4 pontos, 2,1 rebotes e 0,6 assistências por partida, mostrando potencial para crescer dentro da liga.
João Marcello Cardoso Pereira, o Mãozinha, que também esteve em Paris com a Seleção, chegou a disputar a pré-temporada com o Memphis Grizzlies mas não conseguiu um contrato com a equipe principal. O jogador de 24 anos deve receber uma oportunidade no Memphis Hustles, time ligado aos Grizzlies que disputa a G-League.