Nesta quinta-feira (06), Marcelo anunciou através de suas redes sociais a sua aposentadoria do futebol. Aos 36 anos, o brasileiro se consolidou como um grande ídolo do Real Madrid e do Fluminense.
Após 18 anos, o craque brasileiro encerra sua carreira com 31 títulos conquistados. O camisa 12 recebeu muitas homenagens de grandes nomes do futebol mundial como Cristiano Ronaldo e Vinicius Junior. Confira abaixo:
“Meu irmão, que carreira incrível! Vivemos muito juntos, foram anos de conquistas, vitórias e momentos inesquecíveis. Mais do que um companheiro de equipe, um companheiro para a minha vida. Obrigado por tudo, amigo. Desejo tudo de bom nesta nova etapa da vida”, compartilhou CR7.
Vinicius Jr.: “Hoje se despede do futebol o ponta que jogava de lateral. Foi um privilégio assistir a você jogar e fazer parte de uns anos dessa carreira absurda. Alguns são mágicos com a bola, outros tantos são vencedores. Mas poucos são mágicos e vencedores. E você conseguiu. Obrigado pelos conselhos, pelas broncas, pela convivência. Fomos vitoriosos em campo e somos amigos fora dele. Boa sorte no seu novo desafio. Tu é brabo! LENDA!”.
Sergio Ramos: “Uma lenda, um irmão, meu companheiro em tantas batalhas, se aposenta. Quantas vitórias, quantos títulos e quantas risadas. Foi uma honra ter compartilhado tantos anos na área. Hoje você pendura as chuteiras, mas seu legado é eterno. Você é história do futebol. Obrigado pela sua magia e por ser o melhor aliado dentro e fora de campo. Aproveite sua nova etapa! Eu te amo, irmão".
Rodrygo: “Marcelinnnn, que linda carreira, irmão! Serei sempre muito grato por ter participado um pouco disso. Obrigado por cada momento juntos, e por cada ensinamento. Desfruta muito dessa nova fase, você merece o melhor sempre!”.
Eder Militão: “Que honra foi ter compartilhado o vestiário e a caminhada com você, dentro e fora de campo. Um grande capitão, uma referência e um ídolo tanto para o madridismo quanto para a Seleção Brasileira. Nem todos os títulos que você conquistou conseguem traduzir a história incrível que construiu no Real. Jogou fácil, encantou a todos que amam futebol e fez arte com a bola nos pés! Seu legado como jogador e, principalmente, como pessoa, é eterno. Foi um grande privilégio ter visto tudo isso de perto. Que a próxima etapa da sua vida seja abençoada e brilhante! Aproveite esta nova fase, craque! Te amo, irmão!".
Já o Real Madrid, onde o brasileiro atuou por 16 temporadas e é reconhecido como ídolo, expressou gratidão e carinho pelo jogador.
“O Real Madrid quer expressar sua gratidão e carinho. Marcelo faz parte da nossa história e é uma das grandes lendas do nosso clube e do futebol mundial. Chegou ao Real Madrid em 2006, com 18 anos, e foi um jogador fundamental em uma das etapas mais bem-sucedidas nos 122 anos da nossa história”, publicou o clube.
Marcelo também foi homenageado pelas principais instituições do futebol mundial. A Fifa, no perfil do Mundial de Clubes e da Copa do Mundo, e a UEFA, publicaram um tributo ao jogador em suas redes sociais.
Fifa: "Obrigado, Marcelo".
UEFA: Aproveite sua aposentadoria, Marcelo".
Assim como o Fluminense, seu último time como profissional e que o revelou, homenageou e agradeceu o craque brasileiro.
“Uma história que começou e terminou na sua casa. Ainda em Laranjeiras, deu seus primeiros passos no futsal do Fluminense e logo foi para Xerém, onde continuou seu desenvolvimento e, ainda muito jovem, chegou ao time principal. Depois, foi à Europa e construiu uma carreira gigante. Conquistou todo o planeta e voltou para casa, onde venceu ainda mais. O futebol te agradece, Marcelo. O Fluminense, a sua eterna casa, te agradece, ídolo”, escreveu o clube.