Classificado! O Corinthians venceu o Fortaleza por 3 a 0 nesta terça-feira (24), na Neo Química Arena, em duelo válido pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Os gols foram marcados por Romero, Coronado e Pedro Henrique.
Com o resultado, o time comandado por Ramón Díaz goleou o Leão do Pici por 5 a 0 no agregado e garantiu sua vaga nas semifinais do torneio continental, onde enfrentará o vencedor da partida entre Athletico-PR e Racing. Além da classificação, o Timão chegou a três jogos sem sofrer gols pela primeira vez no ano.
O jogo
Mesmo precisando do resultado por dois gols de diferença para avançar de fase na Sul-Americana, Vojvoda optou por mandar o Fortaleza a campo sem seu principal jogador da temporada: Lucero, que foi substituído por Renato Kayzer. Ramón Díaz, por sua vez, optou por poupar Garro e escalar Igor Coronado, grande destaque do confronto de ida, entre os titulares.
Apesar de movimentado, o primeiro tempo não teve muitas oportunidades criadas por ambas as equipes. O Corinthians conseguiu chegar com perigo apenas duas vezes: em erro de saída de bola do Fortaleza, onde Igor Coronado obrigou João Ricardo a fazer uma boa defesa; e na jogada construída pelo conjunto, resultando na finalização de Breno Bidon.
Já a etapa final foi melhor. Com apenas sete minutos de segundo tempo, Marinho conduziu pela ponta esquerda e encontrou um ótimo cruzamento rasteiro para Renato Kayzer desperdiçar uma chance de ouro na pequena área.
E o ditado do futebol diz: quem não faz, leva. Após a tentativa, Yuri Alberto achou um passe espetacular para Romero conduzir até a área, driblar Felipe Jonatan e abrir o placar com a perna esquerda: 1 a 0.
Instantes depois, o conjunto corintiano construiu uma ótima jogada pela ponta esquerda, que resultou com passe de Yuri Alberto para Romero finalizar e obrigar João Ricardo a espalmar para a marca do pênalti, onde Igor Coronado estava postado para ampliar o marcador: 2 a 0.
Com a sonora goleada aplicada no agregado, Ramón Díaz utilizou as cinco substituições de direito. Três deles, coincidentemente, participaram diretamente do gol que fechou o caixão do Fortaleza. Rodrigo Garro deu o passe para Memphis Depay, que fez um bonito corte e deu sua primeira assistência, deixando Pedro Henrique livre na segunda trave para empurrar a bola para o fundo da rede: 3 a 0 e Corinthians classificado para as semifinais da Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 0 FORTALEZA
Local: Neo Química Arena - São Paulo
Data: 24/09/2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza
Auxiliares: Claudio Urrutia e Miguel Rocha
Quarto árbitro: Manuel Vergara
Cartões amarelos
Corinthians: Matheuzinho.
Fortaleza: Brítez, Emmanuel Martínez e Breno Lopes.
Gols: Romero aos 54', Coronado aos 58' e Pedro Henrique aos 80'.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Félix Torres e Hugo; José Martínez (Ryan), Breno Bidon (Garro) e Igor Coronado; Carrillo (Charles), Romero (Depay) e Yuri Alberto (Pedro Henrique). Técnico: Ramón Díaz.
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Cardona e Felipe Jonatan; José Welison, Pedro Augusto (Matheus Rossetto), Emmanuel Martínez (Breno Lopes) e Pochettino (Calebe); Marinho (Yago Pikachu) e Renato Kayzer (Yago Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.