O Corinthians venceu o Bragantino por 2 a 1 nesta terça-feira (13), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em partida válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Enquanto Giovane e Talles Magno balançaram as redes para o Timão, Helinho descontou para o Massa Bruta.
Com o resultado, o time comandado por Ramón Díaz abre vantagem para o confronto de volta, que acontecerá na próxima terça-feira (20), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, com transmissão ao vivo do SBT para todo o Brasil. O vencedor no placar agregado enfrentará Fortaleza ou Rosario Central nas quartas de final.
O jogo
Ao escalar os titulares com três zagueiros, dois alas, dois volantes, dois pontas rápidos e um centroavante de referência, a estratégia de Ramón Díaz era clara: aplicar uma linha de cinco jogadores no campo de defesa e deixar Raniele e Charles protegendo a entrada da área, visto que o Bragantino costuma levar perigo nesta faixa do campo com Helinho. Ofensivamente, a equipe exploraria as velocidades de Matheus Bidu e Talles Magno pela esquerda, e Matheusinho e Giovane pela direita.
A ideia foi muito bem executada pelo conjunto corintiano. Embora com apenas 36% de posse de bola, o Timão abriu o placar logo aos cinco minutos em um contra-ataque fulminante. Hugo Souza fez uma boa ligação direta para Talles Magno conduzir pelo corredor e achar um passe na área. Pedro Raul dominou e chutou cruzado para Giovane empurrar para o fundo das redes na segunda trave: 1 a 0.
Oito minutos depois, aos 13, o Corinthians realizou uma pressão no setor ofensivo e forçou o erro adversário. O lateral foi cobrado rapidamente para Matheus Bidu cruzar na cabeça de Pedro Raul, que escorou para Talles Magno ampliar o marcador: 2 a 0. Foi o segundo gol do camisa 19 em dois jogos e a segunda assistência do centroavante na partida.
Ainda na primeira etapa, Pedro Raul desperdiçou uma grande oportunidade após um erro do sistema defensivo do Massa Bruta. O camisa 20 ficou cara a cara com o goleiro Fabrício, mas tentou driblá-lo e perdeu a bola.
O panorama dos 45 minutos finais foi diferente. Enquanto o Corinthians se acomodou na vantagem conquistada, o Bragantino cresceu na partida.
Pedro Caixinha promoveu a entrada de Vinicinho no lugar de Henry Mosquera, e o camisa 54 entrou ligado. Incisivo ao conduzir pela ponta esquerda, o atacante levou a bola para a linha de fundo e cruzou no pé de Helinho, que depois de bate cabeça da defesa alvinegra, diminuiu o placar: 2 a 1.
Apesar das tentativas de empatar o duelo, o time de Bragança Paulista não foi eficiente no último terço do campo e parou nas mãos de Hugo Souza.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 1 X 2 CORINTHIANS
Local: Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto
Data: 13/08/2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe González (CHI)
Auxiliares: Claudio Urrutia (CHI) e Carlos Poblete Barrales (CHI)
Quarto árbitro: Manuel Vergara (CHI)
Cartões amarelos
Bragantino: Jadsom Silva.
Corinthians: Charles e Garro.
Gols: Giovane aos 5' e Talles aos 13' (COR); Helinho aos 55' (BGT).
BRAGANTINO: Fabrício; Nathan Mendes (Thiago Borbas), Douglas Mendes, Eduardo Santos e Luan Cândido; Jadsom Silva (Gustavinho), Lucas Evangelista e Jhon Jhon (Lincoln); Helinho (Vitinho), Henry Mosquera (Vinicinho) e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Félix Torres, Gustavo Henrique e Cacá; Matheusinho, Raniele (Ryan), Charles (André Ramalho) e Matheus Bidu; Giovane (Pedro Henrique), Talles Magno (Garro) e Pedro Raul (Matheus Araújo). Técnico: Ramón Díaz.