O Botafogo estava no mercado em busca de um lateral direito para disputar posição com o Mateo Ponte e agora trabalha para anunciar a contratação do Vitinho, que atuava no Burnley da Inglaterra. O Alvinegro vai desembolsar 8 milhões de euros fixos (R$ 49,3 milhões, na cotação atual) e mais 2 milhões em bônus (R$ 12,3 milhões). Segundo o ge, o jogador chega ao Rio de Janeiro nesta sexta.
A vontade do lateral de voltar para o Brasil pesou para um final feliz na negociação para o Glorioso. Vitinho entende que voltar para o país de origem o aproxima da Seleção Brasileira. Revelado pelo Cruzeiro, jogou apenas uma partida pelo time profissional e em 2018 já foi vendido para a Europa e foi atuar pelo Cercle Brugge, da Bélgica.
No ano de 2022, foi contratado pelo Burnley a pedido do treinador Vicent Kompany, que fez o brasileiro evoluir muito. Nesta temporada de 2022/23, o brasileiro atuou em 41 partidas, marcou três gols e deu três assistências.
Versatilidade chama atenção
Contratado a princípio para fazer a lateral direita, Vitinho também pode atuar como lateral esquerdo por ter facilidade de jogar com a perna ruim e como ponta. Assim, o treinador Artur Jorge terá várias opções para utilizá-lo na equipe. O ex treinador do jogador de 25 anos, Scott Parker sempre elogiou o brasileiro pela sua versatilidade e vinha usando ele como titular do time inglês.
Na temporada atual, ele fez três partidas como titular (as três atuando como ponta direita), marcou um gol e deu uma assistência. A última partida que ele jogou foi no dia 24 de agosto, na derrota do Burnley para o Sunderland fora de casa pelo placar de 1 a 0. Na ocasião, Vitinho foi substituído aos 72 minutos de partida. Com isso, o jogador chegará no Alvinegro já com ritmo de jogo.