Criciúma e São Paulo se enfrentarão no próximo sábado (26), às 21h (horário de Brasília), no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela 31ª rodada do Brasileirão. No primeiro turno, o time do Morumbis bateu o Tigre em casa por 2 a 1, com gols de Alisson e Luciano para o São Paulo e Arthur Caíke para o Criciúma. No histórico do confronto entre as equipes, o Tricolor Paulista tem superioridade e leva vantagem diante do Carvoeiro, confira os números.
Somando todos os duelos, são 21 jogos, com dez vitórias do São Paulo, cinco empates e seis triunfos do Criciúma. O time paulista também é superior no quesito número de gols no histórico, com 28 tentos marcados, contra 21 da equipe catarinense.
Levando em conta somente os duelos pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo também possui vantagem no retrospecto, que tem 13 jogos, seis vitórias são-paulinas, quatro empates e três triunfos do Criciúma. Pelo Brasileirão, as equipes se enfrentaram pela última vez em 2014, há 10 anos, com vitória do Tricolor Paulista em Santa Catarina por 2 a 1 e empate em 1 a 1 no Morumbis.
No entanto, em duelos no Heriberto Hülse, o time Carvoeiro leva vantagem na história entre as equipes. Em dez jogos na sua casa, o Criciúma venceu o São Paulo em cinco oportunidades, com três empates e dois triunfos dos paulistas.
Os times também já se enfrentaram seis vezes em duelos por competições internacionais. Pela Libertadores de 1992, foram quatro confrontos, dois na primeira fase com uma vitória para cada, e outros dois pelas quartas de final, quando o Tricolor Paulista conquistou triunfo no Morumbis por 1 a 0 e segurou o empate na volta em 1 a 1 para garantir a classificação para a semifinal do torneio.
Na Copa Sul-Americana de 2014, os times duelaram na segunda fase da competição. O Criciúma venceu o jogo de ida por 2 a 1 no Heriberto Hülse, mas o São Paulo garantiu a classificação para as oitavas de final com triunfo por 2 a 0 no Morumbis na partida de volta.
O São Paulo vem de vitória por 3 a 0 diante do Vasco e é o quinto colocado do Brasileirão, com 50 pontos. O time de Luís Zubeldía tem o objetivo de conquistar vaga na próxima edição da Conmebol Libertadores. O Criciúma está na 12ª posição, com 36 pontos, e vem de empate contra o Botafogo por 1 a 1 fora de casa. A equipe catarinense busca resultado positivo para não se aproximar da zona de rebaixamento.