A seleção brasileira masculina de basquete entrou em quadra nesta sexta-feira (2), no Estádio Pierre Mauroy, para disputar o último e decisivo jogo da fase de grupos das Olimpíadas de Paris contra o Japão. Esta foi a primeira vitória da seleção brasileira e há o risco de não se classificar para as fases eliminatórias.
O início de jogo foi equilibrado, mas o time brasileiro estava mais ofensivo. O primeiro período foi brasileiro, vencendo por 31 a 20. Bruno Caboclo marcou 15 pontos para o Brasil.
O segundo quarto começou com Vitor Benite marcando os primeiros pontos para o Brasil. O Japão, com um pouco mais de volume nesta etapa, tentou diminuir a diferença no placar com cestas de 3 pontos. O período ficou empatado em 24 x 24, fechando a primeira metade do jogo em 55 x 44.
Bruno Caboclo começou o terceiro quarto pontuando para os brasileiros. O Japão pressionou mais nesse período, melhorando ofensivamente e conseguindo encurtar o placar para uma diferença de 4 pontos. O placar final do terceiro quarto foi de 29 x 22, favorecendo a seleção japonesa.
O último quarto começou tenso, mas o Brasil conseguiu levar a melhor, aproveitando as oportunidades e falhas do adversário, vencendo por 25 x 11. Placar final: 102 x 84 para o Brasil.
Foi a primeira vitória da seleção brasileira nos Jogos de Paris, finalizando em terceiro lugar no Grupo B, que conta com Japão, Alemanha e França. Raulzinho, que ainda não tinha entrado em quadra, estreou com vitória.
Agora a seleção brasileira aguarda os resultados das outras chaves para saber se avançará para o mata-mata. A classificação depende de uma vitória por dois pontos da Sérvia contra o Sudão. A disputa será neste sábado (3), às 16h, pelo horário de Brasília.