O primeiro capítulo do duelo entre Botafogo e São Paulo, pelas quartas de final da Libertadores, começa nesta quarta-feira. As duas equipes se enfrentaram no Estádio Nilton Santos, às 21h30. Antes de chegar nesta etapa da competição, o Alvinegro eliminou o Palmeiras em confronto equilibrado. Por outro lado, o Tricolor Paulista levou a melhor sobre o Nacional-URU.
A equipe de Artur Jorge chega com uma boa sequência de resultados, lidera o Brasileirão, com 53 pontos, e sonha com seu primeiro título da Libertadores. Caso avance para as semifinais, o Alvinegro igualará suas duas melhores campanhas dentro da competição continental, nos anos de 1963 e 1973.
Por outro lado, o Tricolor Paulista chega sonhando em conquistar o quarto título da competição em sua história, e também de voltar a disputar uma semifinal, que não acontece desde 2016. Para isso, o técnico argentino Luis Zubeldia conta com a melhor defesa da competição, que tem apenas três gols sofridos em oito jogos, e decidirá a vaga em casa, no Morumbis que espera receber mais de 60 mil pessoas na semana que vem.
Retrospecto
Ao longo da história, Botafogo e São Paulo se enfrentaram 108 vezes, com 43 vitórias para o São Paulo e 40 para o Botafogo. Além de 25 empates. O último encontro, válido pela 19ª rodada do Brasileirão 2024, terminou empatado por 2 a 2.
Provável escalação do Botafogo
Para o duelo de logo mais, o técnico português Artur Jorge poderá contar com quase todo o elenco à sua disposição. Ele contará com o retorno do volante Gregore, que havia cumprido suspensão na vitória sobre o Corinthians.
Sua grande dúvida está nas laterais. Pelo lado esquerdo, Marçal deve começar pelo fato do clube estar dosando os minutos do recém-contratado Alex Telles, no intuito de prevenir possíveis lesões. Pelo outro lado, Vitinho deve começar jogando ao invés do uruguaio Mateo Ponte, titular nas oitavas.
Os titulares devem ser: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Marçal; Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino.
Provável escalação do São Paulo
Por outro lado, o São Paulo não chega com uma boa sequência para o duelo de logo mais, foi eliminado da Copa do Brasil para o Atlético-MG e venceu apenas um de seus últimos três jogos no Brasileirão. No entanto, o triunfo com o time reserva sobre o Cruzeiro serviu para reanimar os ânimos da equipe, que está na quinta colocação no campeonato nacional. Fora isso, é a melhor defesa da Libertadores, com apenas três gols sofridos em oito jogos.
Para o duelo, o técnico Luis Zubeldia terá algumas voltas de jogadores que estavam suspensos. Casos de Bobadilla e Rafinha, que não jogaram na vitória sobre a Raposa. Além disso, Lucas Moura retorna ao time titular após ter sido poupado. O São Paulo não poderá contar com Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestos, Liziero e Ferreira, que estão no departamento médico.
A grande mudança na equipe titular a ser promovida pelo técnico argentino deve ser a entrada do atacante William Gomes, que marcou o gol da vitória no último jogo. Com isso, Luciano pode sair do time.
Os titulares devem ser: Rafael, Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, Lucas e William Gomes; Calleri.
FICHA DO JOGO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e hora: 18/08/2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Transmissão: Globo, ESPN e Star+