Na última rodada do Brasileirão neste domingo (8), o Botafogo venceu o São Paulo por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, e se consagrou campeão brasileiro em 2024. Savarino abriu o placar no primeiro tempo. Mas William Gomes empatou. No último lance, Gregore marcou o gol do título do Glorioso.
Primeiro tempo
Mesmo tendo mais a posse de bola, o Botafogo não conseguia transformar seu domínio da bola em chances claras. Em suas melhores oportunidades, Igor Jesus bateu para fora após receber na área e o chute de longe de Marçal passou perto. Por outro lado, o São Paulo se fechava bem e procurava chegar no ataque através da velocidade dos seus jogadores de ataque.
Com o passar do tempo, o Alvinegro manteve a paciência, conseguiu chegar mais no ataque e Jandrei fez sua primeira defesa após cabeceio de Igor Jesus. A equipe de Artur Jorge abriu o marcador na sequência com um golaço. Aos 36′, Marlon Freitas roubou a bola no meio-campo e tocou para Igor Jesus, que com um toquinho colocou Savarino na cara do gol. O venezuelano entrou na área e bateu de cobertura na saída de Jandrei para deixar o Alvinegro mais perto de conquistar o Brasileirão: 1 a 0 Botafogo.
Após abrir o placar, o Alvinegro seguiu pressionando e passou perto de ampliar sua vantagem ainda na etapa inicial. Na melhor oportunidade, Alex Telles recebeu um belo lançamento e apareceu de elemento surpresa na área, mas parou na boa defesa de Jandrei. No rebote, o goleiro do Tricolor defendeu a finalização de Igor Jesus.
Segundo tempo
O Botafogo voltou melhor para a segunda etapa e seguiu pressionando. Igor Jesus mandou para fora após receber na área e Luiz Henrique fez grande jogada e parou na grande defesa de Jandrei. No entanto, indo contra o ritmo do jogo, o São Paulo empatou após aproveitar um erro de saída de bola. Aos 17′, Marlin Freitas bobeou, perdeu a bola para William Gomes, que entrou na área e bateu na saída de John para deixar tudo igual: 1 a 1.
Com o passar do tempo, o Tricolor Paulista foi conseguindo manter a posse de bola em seu campo de defesa. Por outro lado, Artur Jorge mexeu no time e a intensidade do Alvinegro caiu. Mesmo assim, levou perigo à meta Tricolor com o cabeceio de Matheus Martins, que parou em Jandrei.
A partir disso, as duas equipes procuraram valorizar a posse de bola. Neste período, o Alvinegro passou perto de marcar o segundo na finalização de Luiz Henrique de fora da área. No último lance, sobrou tempo para o Glorioso confirmar um título do Brasileirão com uma vitória. Aos 46′, Gregore aproveitou a saída de bola errada, invadiu a área e bateu na saída de Jandrei para confirmar o tricampeonato brasileiro do Alvinegro: 2 a 1 Botafogo.