Na noite desta sexta-feira (16), em nota, o Athletico-PR lamentou os atos de racismo cometidos por torcedores do Belgrano, da Argentina, em partida válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, na Ligga Arena.
Durante o jogo, uma mulher foi flagrada imitando macaco e fazendo gestos com os braços. Os atos foram registrados em vídeo pelos torcedores do Athletico. A torcedora do Belgrano foi identificada e conduzida pela Polícia Civil do Paraná à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos.
Além do caso de racismo, um torcedor do time argentino arremessou uma lanterna nos torcedores do Furacão. Ele também foi identificado e encaminhado às autoridades. Os detidos prestaram depoimentos e foram liberados.
O clube paranaense expôs o caso, lembrou dos episódios que aconteceram durante a semana contra outros clubes brasileiros e reforçou o compromisso com o combate ao racismo e discriminação.
Confira a nota na íntegra a nota do Athletico:
"Lamentavelmente, episódios criminosos de racismo foram cometidos por alguns torcedores da equipe adversária durante a partida realizada ontem (15), na Ligga Arena, válida pelas oitavas de final da CONMEBOL Sudamericana. O Athletico informa que realizou a identificação dos envolvidos, tendo os conduzido às autoridades competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Infelizmente, outros casos de racismo foram registrados em partidas de clubes brasileiros ao longo da semana. O Athletico condena veementemente quaisquer atos racistas. Condutas como essas não são e não serão toleradas dentro das dependências do clube.
O Athletico reforça seu compromisso de combate ao racismo ou de qualquer outro tipo de discriminação, que não possuem mais qualquer espaço no esporte e na sociedade.
Racismo NÃO!"