Pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Athletico recebeu o Cruzeiro, neste sábado (26), na Ligga Arena, em Curitiba. Quem acabou levando a melhor foi o Furacão, que interrompeu uma sequência de 11 jogos sem vencer dentro do Brasileirão. A vitória por 3 a 0 veio com gols de Pablo, Julimar e Nikão.
PRIMEIRO TEMPO:
Logo após o início do jogo, com apenas três segundos, o Cruzeiro teve um jogador expulso. Rafa Silva acertou o zagueiro Kaique Rocha e foi expulso de maneira direta, deixando a Raposa com um jogador a menos. Com seis minutos, Nikão teve a primeira boa chance do jogo, quando dominou e chutou, mas a bola pegou na defesa e saiu.
Com a vantagem numérica desde o começo do jogo, o Athletico tinha o controle da partida e criava chances para abrir o placar. Aos 14, Pablo bateu falta direta para o gol, mas mandou por cima da meta. O Furacão foi obrigado a fazer sua primeira mudança pouco antes dos 20 minutos, quando Mádson precisou sair por lesão e Cuello foi a campo.
O primeiro gol do jogo veio aos 24, quando Julimar chegou pela esquerda, limpou a marcação e lançou para a área. Pablo chegou livre na segunda trave e apenas escorou para o gol, abrindo o placar para o Furacão: 1 a 0.
Atrás do placar, o Cruzeiro passou a trocar mais passe e a valorizar a posse de bola, tentando segurar um ritmo mais forte criado pelo Athletico. Mas quem chegou foi o Furacão, em nova jogada de bola parada. Quem cabeceou foi Julimar, mas a bola foi por cima.
A última boa chance do primeiro tempo veio em passe de João Cruz para a área, Thiago Heleno subiu com certa liberdade e mandou por cima.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta par ao segundo tempo, o Cruzeiro teve logo duas mudanças: Gabriel Veron e William nos lugares de Peralta e Wesley Gasolina. No entanto, antes do primeiro minuto, o Furacão ampliou. Jonathan Jesus perdeu bola na saída, Julimar tabelou com Pablo e, de cara com o goleiro Anderson, soltou a bomba e ampliou: 2 a 0.
O Athletico seguiu melhor e teve outra boa chance com Julimar. O atacante recebeu de Pablo e chutou, mas desta vez Anderson fez grande defesa para salvar o Cruzeiro. Precisando de mais presença no meio campo, Fernando Diniz fez mais duas mexidas em seua equipe: Matheus Henrique e Matheus Pereira foram a campo nas vagas de Mateus Vital e Lucas Romero.
No lado do Athletico, Lucho González apostou em Emersonn e Fernandinho nas vagas de Pablo e João Cruz. Com 22 minutos, Nikão cobrou falta para a área, Erick ganhou no alto, mas o goleiro Anderson salvou novamente o Cruzeiro. Aparecendo pouco no ataque, a Raposa chegou com perigo aos 28. Matheus Pereira arriscou um bom chute, mas a bola foi pra fora com muito perigo.
A última mudança do Cruzeiro foi quando Marlon entrou no lugar de Kaiki Bruno. Aos 32, Erick recebeu passe, tirou a marcação e chutou pra fora com perigo. Pouco depois, mais duas mudanças no Furacão: Mastriani e Zapelli nos lugares de Felipinho e Julimar. O jogo não teve mais grandes oportunidades e o Furacão conseguiu confirmar importante resultado.
PRÓXIMOS JOGOS:
Com a vitória, o Athletico chegou aos 34 pontos e deixou a zona de rebaixamento. O Furacão ainda pode voltar para o Z4 dependendo dos resultados da sequência da rodada. O Cruzeiro é o oitavo e tem 44 pontos até aqui.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Athletico joga novamente em casa, desta vez diante do Vitória, no sábado, dia 02 de novembro, às 18h30 (de Brasília). O Cruzeiro entra em campo joga na quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), quando encara o Lanús, fora de casa, no segundo jogo da semifinal da Copa Sul-Americana. Na ida, o jogo terminou empatado por 1 a 1.