Após empatar em casa com o Vitória por 2 a 2 pela vigésima nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG vai cumprir um dos jogos atrasados da competição. Assolado pelas lesões, o clube mineiro recebe o Grêmio pela sexta rodada da competição, na próxima quarta-feira (9), por uma partida que foi adiada em decorrência das chuvas que acometeram todo o estado do Rio Grande do Sul, em maio.
O Atlético faz uma campanha no Brasileirão deste ano muito aquém do esperado. O alvinegro é apenas o décimo colocado com trinta e sete pontos e nove abaixo do G6. Com jogadores de renome internacional e alto investimento nas janelas de transferências, esperava-se que o time de Gabriel Milito disputasse ponto a ponto com Flamengo e Palmeiras pelo título da competição.
Muito longe de estar figurando entre os primeiros colocados, o Galo se dedicou às Copas. Enfrenta o River Plate nas semifinais da Copa Libertadores da América, enquanto está a um passo da final da Copa do Brasil após vencer o Vasco da Gama por 2 a 1, na Arena MRV.
No Campeonato Brasileiro, os números mostram o porquê do time estar no meio da tabela: são nove vitórias, dez empates e oito derrotas. Contra times do Z4, apenas o Corinthians foi derrotado dentro dos domínios atleticanos; Cuiabá, Atlético-GO e Vitória conseguiram arrancar um ponto do Galo em casa.
Os desfalques ao longo do ano são um fator importante nesse retrospecto. O treinador Gabriel Milito precisou conviver com as lesões dos mais diversos atletas e ausências por serviços prestados às respectivas seleções. Às vésperas do último sábado (5), no empate em 2 a 2 com o Vitória, o atacante Cadu, cria da base, sofreu uma lesão no joelho e não deve atuar mais este ano. O clube divulgou que exames de imagem confirmaram a ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial e que o atleta passará por cirurgia.
Outro que o time perdeu recentemente foi Arana, com uma lesão muscular na coxa esquerda, durante o jogo de ida da Copa do Brasil diante do Vasco.
Apesar de Otávio e Saravia terem retornado aos gramados recentemente, o departamento médico do clube continua cheio. Bernard, Zaracho e Alison são alguns dos jogadores que seguem fazendo tratamento e que seriam extremamente importantes nessas fases de afunilamento das competições.
No entanto, muito embora se esperasse um treinador se livrando da responsabilidade de fazer o time render mesmo com tantos problemas, em entrevista coletiva concedida após o empate com o time baiano, Gabriel Milito minimizou os desfalques.
— Eu compreendo que aqui temos que ganhar todos os jogos. Compreendo também que haverão jogadores barrados, pois nenhum deles estavam em condições de jogar e que temos que fazer mudanças para termos uma equipe. Temos jogadores lesionados que queremos recuperar o mais rápido possível. Temos jogadores com fadiga muscular e dores que nos impossibilitou de contar com eles. Dito isso, não é nenhuma desculpa para não ganhar o jogo contra qualquer equipe. Não estão todos os jogadores que vocês sabem. Ok, não estão, mas tem que jogar e tem que ganhar — disse.
O Atlético fará o jogo contra o Grêmio na próxima quarta-feira (9), na Arena MRV, às 19h30, e depois descansará os atletas por uma semana. O Galo voltará a jogar no dia 16 contra o Fortaleza, no Castelão, também pelo Campeonato Brasileiro.