Nesta sexta-feira (7), às 15h (horário de Brasília), vai ser realizado no Rio de Janeiro, o primeiro sorteio da Copa do Brasil 2025. O torneio que reúne 92 equipes, e tem o Flamengo como atual campeão, inovou e trouxe algumas mudanças importantes em relação as últimas temporadas. O evento terá transmissão na CBF TV, no YouTube.
A principal alteração é o retorno da decisão por pênaltis, em caso de empate, nas duas primeiras fases da competição. Anteriormente, os times visitantes se classificavam quando havia igualdade no placar. As duas primeiras fases, seguem acontecendo em jogo único, com mando de campo do time com menor pontuação no ranking da CBF.
Além disso, os jogadores passam a poder defender mais de um time na competição, desde que respeitem alguns critérios: um atleta só pode jogar em outro clube desde que não tenha entrado em campo por outra equipe em qualquer momento a partir da terceira fase, um jogador pode defender no máximo dois times na mesma edição do torneio e um time pode contar com no máximo três atletas que já tenham defendido outras equipes na competição.
O primeiro sorteio engloba 80 times e vai definir os 40 jogos da primeira fase, além do chaveamento para a segunda fase. Os potes já estão definidos e o cruzamento entre os potes também.
Os times do pote A vão enfrentar os times do pote E:
Pote A: Atlético-MG, Athletico, Fluminense, Grêmio, América-MG, Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
Pote E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá.
Os times do pote B vão enfrentar os times do pote F:
Pote B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
Pote F: Sergipe, Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário VG, Tuna Luso, Operário-MS e Concórdia.
Os times do pote C vão enfrentar os times do pote G:
Pote C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Confiança, Ferroviário, Botafogo-PB e Amazonas.
Pote G: Boavista, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS-RR, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria, Portuguesa e Votuporanguense.
E os times do pote D vão enfrentar os times do pote H:
Pote D: América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic. Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ.
Pote H: Guarany de Bagé-RS, Jequié, Barcelona de Ilhéus, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência-AC, União-TO, Dourados-MS, Barcelona-RO e Oratório-AP.
Depois das duas primeiras fases, um novo sorteio será realizado.
Vale lembrar que 12 equipes entram apenas na terceira fase da competição: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro têm esse privilégio por conta da boa colocação no Campeonato Brasileiro de 2024. O Santos está no grupo, pois venceu a última Série B e o Flamengo, por ser o atual campeão da Copa do Brasil. O Paysandu tem esse privilégio, pois venceu a Copa Verde e o CRB por ser finalista da Copa do Nordeste do ano passado (herdou a vaga do Fortaleza, que já conseguiu o benefício via Brasileirão).