SBT Sports

Bicampeão, Abel Ferreira acumula feitos na história da Libertadores

Treinador do Palmeiras se eterniza entre os grandes comandantes da principal competição do continente

Imagem da noticia Bicampeão, Abel Ferreira acumula feitos na história da Libertadores
Bicampeão, Abel Ferreira acumula feitos na história da Libertadores
• Atualizado em
Publicidade

O tri do Palmeiras na Copa Libertadores da América em 2021 tem um dos protagonistas fora das quatro linhas: Abel Ferreira. Com a conquista frente ao Flamengo neste sábado (27), em Montevidéu, o técnico português chegou ao segundo título do torneio continental e aumentou ainda mais a própria história entre os grandes treinadores da competição.

Os feitos acumulados por Abel Ferreira são diversos. Entre eles, o português se tornou o técnico europeu com maior número de conquistas de Libertadores. Além disso, o comandante do Palmeiras pôde alcançar outra marca neste século, repetindo nada mais nada menos que Carlos Bianchi e Marcelo Gallardo. O SBT Sports destaca abaixo:

Europeu com mais conquistas

O segundo título continental de Abel Ferreira o coloca acima de outros dois técnicos europeus: Mirko Jozic e Jorge Jesus. O iugoslavo levantou a taça com o Colo-Colo em 1991, enquanto o português foi campeão com o Flamengo em 2019.

Bi consecutivo da Libertadores no século XXI

O profissional de 42 anos se tornou o primeiro técnico bicampeão consecutivo neste século. Alguns treinadores falharam nesta tentativa, como Carlos Bianchi e Marcelo Gallardo. Bianchi conquistou os títulos de 2000 e 2001 - entretanto, o ano de 2000 corresponde ao século XX.

Dois títulos da competição neste século

Por falar nos dois históricos técnicos argentinos, Abel Ferreira se tornou o quarto comandante com duas Libertadores no século XXI. Além de Bianchi, Gallardo e do técnico do Palmeiras, Edgardo Bauza possui o mesmo feito.

Duas Libertadores com times brasileiros

Apenas outros dois treinadores conseguiram obter o feito de ser bicampeão da Libertadores com um único time brasileiro: Lula e Telê Santana. O primeiro foi com o Santos, em 1962 e 1962; o segundo, no comando do São Paulo, em 1992 e 1993. 

Luiz Felipe Scolari e Paulo Autuori são outros dois técnicos brasileiro com dois títulos do torneio. Entretanto, os comandantes conquistaram a competição continental por clubes diferentes: Felipão com Grêmio e Palmeiras, e Autuori com Cruzeiro e São Paulo.

Os técnicos bicampeões da história

Conquistar um torneio tão competitivo como a Libertadores de maneira consecutiva é um feito para poucos. Torneios deste nível de exigência demandam muita capacidade dos técnicos. Abel pôde alcançar treinadores como Roberto Scarone (1960 e 1961), Lula (1962 e 1963), Manuel Giúdice (1964 e 1965), Osvaldo Zubeldía (1968, 1969 e 1970), Toto Lorenzo (1977 e 1978), Telê Santana (1992 e 1993) e Carlos Bianchi (2000 e 2001).

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade