Corinthians mira reta final do Brasileiro como preparação para semi da Copa do Brasil
Timão foca na recuperação física, gestão do elenco e ajustes para encarar o Cruzeiro em dezembro

Sem chances de alcançar uma vaga direta nas competições internacionais via Campeonato Brasileiro, o Corinthians passa a tratar as três rodadas finais do torneio como um período estratégico de preparação para a Copa do Brasil. A equipe enfrenta o Cruzeiro nos dias 10 e 14 de dezembro, em busca de uma vaga na grande final.
A derrota por 3 a 0 para o próprio Cruzeiro, no último fim de semana, encerrou qualquer possibilidade de o clube chegar ao G7, zona que hoje leva à pré-Libertadores. A distância para o Fluminense, atual sétimo colocado, é de dez pontos, enquanto restam apenas nove a serem disputados no campeonato. Existe a chance de um G8, mas apenas após o encerramento do Brasileirão.
Atualmente em 10º lugar, com 45 pontos, o Corinthians também se afastou de qualquer risco de rebaixamento, o que permite à comissão técnica redirecionar o foco para a preparação do grupo que disputará a semifinal.
A prioridade nas próximas semanas será recuperar lesionados, fortalecer a parte física do elenco e reduzir riscos de novas baixas. A atuação abaixo do esperado na derrota para o Cruzeiro pela 35ª rodada serviu de alerta para a necessidade de evolução antes dos confrontos decisivos.
Em entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior demonstrou confiança no desempenho da equipe para os jogos da Copa do Brasil:
“O cenário será outro com certeza. Vamos aguardar. Aí você me cobra depois das duas partidas”.
Na competição, o Corinthians tem campanha impecável. Afinal, venceu os seis jogos disputados até aqui, contra Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR, sem sofrer gols.
Corinthians quer esvaziar DM
A comissão técnica acompanha atentamente a situação de jogadores que se recuperam de lesões. Na terça-feira (25/11), o goleiro Hugo Souza e o meia Maycon iniciaram a fase de transição física. O volante Raniele retornou no duelo contra o Cruzeiro, e Vitinho e André voltaram recentemente após longos períodos de ausência.
Memphis Depay segue em tratamento de um edema ósseo decorrente de uma entorse no joelho esquerdo. Já o lateral Matheus Bidu ficou fora da última partida por dores no joelho direito, sem novas atualizações sobre seu quadro. Dorival reforçou a importância de ter o elenco completo na fase decisiva.

“Foram várias lesões em sequência. Nós temos que entender tudo isso, mas também sabemos que estamos próximos a jogos fundamentais e importantes, tanto os finais do Campeonato Brasileiro quanto as duas semifinais da Copa do Brasil. Nós precisaremos ter os melhores jogadores em campo”, disse o holandês.
Cenário do G-8 permanece em aberto
Existe a possibilidade de que o G7 vire G8 caso o campeão da Copa do Brasil esteja entre os sete primeiros colocados do Brasileirão. O que hoje favorece principalmente o Cruzeiro, mas também pode acontecer com o Fluminense.
Apesar disso, o caminho mais desejado internamente é conquistar a vaga na Libertadores sendo campeão da Copa do Brasil. As finais estão marcadas para 17 e 21 de dezembro.
Ainda assim, a diretoria e a comissão técnica consideram importante pontuar no Brasileirão, tanto para ganhar moral quanto para manter a possibilidade de uma vaga via oitavo lugar caso a Copa do Brasil não tenha o desfecho esperado.
Próximos compromissos do Corinthians no Brasileirão
Corinthians x Botafogo – 30/11, às 16h
Fortaleza x Corinthians – 3/12, às 19h
Corinthians x Juventude – 7/12, às 16h
Veja mais:
+ Corinthians recebe propostas pelo zagueiro Félix Torres
+ Leila admite turbulência no Palmeiras e reafirma desejo de renovar com Abel









