Final definida! O Racing venceu o Corinthians por 2 a 1 nesta quinta-feira (31), no El Cilindro, e garantiu sua vaga na grande decisão da Copa Sul-Americana. Enquanto Yuri Alberto abriu o placar para os brasileiros, Quintero balançou as redes duas vezes a favor dos argentinos.
O resultado coloca o time de Avellaneda a um jogo do título continental, onde enfrentará o Cruzeiro. A partida acontecerá no dia 23 de novembro, no Estádio "La Nueva Olla", casa do Cerro Porteño, com transmissão ao vivo do SBT (TV aberta para todo o Brasil), +SBT (Streaming) e SBT Sports (YouTube).
Para chegar à final da Copa Sul-Americana, o Racing passou em primeiro do Grupo H, que tinha Bragantino, Coquimbo Unido e Sportivo Luqueño, com 15 pontos conquistados (cinco vitórias e uma derrota). Nos confrontos eliminatórios, deixou pelo caminho Huachipato, Athletico-PR e Corinthians.
O jogo
Apesar de estar jogando longe de seus domínios, o Corinthians começou se impondo no El Cilindro e abriu o placar logo aos cinco minutos. Em trama espetacular formada pela dupla Memphis Depay e Yuri Alberto, o holandês deu um lindo passe de calcanhar para o camisa 9 finalizar na saída do goleiro Arias: 1 a 0.
Após o gol, o Racing passou a tomar conta das principais ações da partida e se lançou ao ataque, cedendo espaços em seu sistema defensivo. A equipe comandada por Ramón Díaz aproveitou as criações de jogadas, mas deixou a desejar nas finalizações, perdendo duas chances claras, com Garro e Yuri Alberto.
Em uma das investidas do time argentino, Salas tentou cruzar pelo corredor esquerdo, mas a bola pegou no braço de José Martínez. O árbitro Felipe González apontou a marca do pênalti, que foi bem convertido por Juan Quintero: 1 a 1.
Instantes depois, o lateral rápido decidiu o placar da primeira etapa. Gabriel Rojas cobrou rápido para Adrián Martínez, que resvalou com a cabeça e deixou o autor do primeiro tento livre para balançar as redes pela segunda vez: 2 a 1.
Já nos 45 minutos finais, o Racing se organizou defensivamente e abdicou de jogar, deixando a bola com o Corinthians, que pouco criou a ponto de penetrar na defesa adversária.
O domínio do conjunto alvinegro diminuiu ainda mais depois da saída de Garro, haja visto que o meio-campo ficou carente de um homem de criação. Ramón Díaz tentou corrigir ao colocar Igor Coronado nos minutos finais, mas o camisa 77 não teve chance de colocar o Timão de volta no duelo.
Fim de jogo: 2 a 1 Racing e sonho do título da Sul-Americana encerrado para o Corinthians, que agora foca para se manter fora da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
RACING (4) 2 X 1 (3) CORINTHIANS
Local: El Cilindro - Argentina
Data: 31/10/2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe González
Auxiliares: Jose Retamal e Juan Serrano
Cartões amarelos
Racing: García Basso e Gabriel Rojas.
Corinthians: Félix Torres e Matheus Bidu.
Gols: Yuri Alberto aos 5' (COR); Quintero aos 32' e 38' (RAC).
RACING: Arias; Di Césare, Santiago Sosa, García Basso; Martirena, Nardoni, Almendra, Quintero e Gabriel Rojas; Salas (Solari) e Adrián Martínez (Roger Martínez). Técnico: Gustavo Costas.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Félix Torres e Matheus Bidu; José Martínez, Carrillo (Alex Santana), Charles (Breno Bidon) e Garro (Talles Magno); Memphis Depay (Igor Coronado) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.