Veja a ascensão meteórica do Pafos FC, clube que disputa sua primeira Champions League
Equipe fundada em 2014 entra em campo nesta terça-feira (19), contra o Estrela Vermelha, com transmissão do SBT

SBT Sports
O confronto entre o Estrela Vermelha e o Pafos FC pelas qualificatórias da Champions League contará com transmissão do SBT e do +SBT nesta terça-feira (19). Equipe cipriota, o Pafos disputa sua primeira Champions League e conta com uma rápida e meteórica ascensão no futebol internacional.
Fundado em 2014, na pequena cidade costeira de Pafos, no Chipre, o Pafos FC surgiu a partir da união entre o AEK Kouklia e o Pafos FC 2000 e busca se tornar o principal clube do país.
Sob o comando do espanhol Juan Carlos Carcedo desde 2023, o time é liderado por um treinador que possui experiências em competições europeias. Carcedo foi auxiliar técnico de Unai Emery entre 2006 e 2019 e conquistou três títulos da Liga Europa, todos como membro da comissão do Sevilla.
Dos 24 atletas em seu plantel, a equipe de Pafos conta com 21 jogadores estrangeiros. Entre eles estão cinco brasileiros: os zagueiros Pedrão e David Luiz e os atacantes Jajá, Bruno Felipe e Anderson Silva. O veterano David Luiz se juntou ao grupo nesta temporada, como novo reforço para o setor defensivo do clube.
Primeiros Títulos:
Na temporada 2023/24, a equipe conquistou seu primeiro título na história, a Taça do Chipre. Na temporada seguinte, o clube venceu o Campeonato Cipriota, garantindo vaga para os play-offs da Champions League pela primeira vez em sua história.
Competições europeias:
A equipe iniciou sua trajetória na Segunda Divisão do Chipre em 2014 e, em 2017, foi adquirida pela Total Sports Investments (TSI). Após conquistar a Taça do Chipre em 2024, o Pafos garantiu vaga em sua primeira competição continental, a UEFA Conference League, onde chegou até as oitavas de final, sendo eliminado pelo Djurgårdens, da Suécia.
Ao final da temporada 2024/25, o Pafos FC conquistou o Campeonato Cipriota e garantiu uma vaga nos play-offs da Champions League. A equipe venceu o Maccabi Tel Aviv de Israel na segunda fase e o Dínamo Kiev na terceira fase.
Agora a equipe enfrenta o Estrela Vermelha nesta terça-feira (19), às 16h, no Rajko Mitic Stadium, na Sérvia.