Brasileiro garante Pafos na fase da liga da Champions pela 1ª vez na história
Jajá fez golaço no fim e carimbou vaga para os cipriotas

Jogada 10
O Pafos FC fez história na Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (26/8), no Alphamega Stadium, em Limassol, o time cipriota empatou por 1 a 1 com o Estrela Vermelha e garantiu vaga na fase de ligas da principal competição de clubes da Europa. A classificação veio de forma dramática: após vencer a ida por 2 a 1, o Pafos jogava pelo empate, mas perdia até os 44 minutos do segundo tempo, quando o brasileiro Jajá marcou um golaço que selou o resultado e a vaga. Os sérvios haviam aberto o placar com Ivanić, aos 14 da etapa final.
Agora, o Pafos aguarda o sorteio da fase de ligas, que será realizado nesta quinta-feira. Serão 36 equipes em um grupo único, cada uma disputando oito partidas (modelo suíço). Os oito primeiros avançam direto às oitavas, do 9º ao 24º jogam um mata-mata, e os demais são eliminados. Esse formato substituiu a antiga fase de grupos a partir da temporada passada.
Primeiro tempo equilibrado
Como o estádio de Pafos não atende às exigências da Champions (capacidade de apenas 8 mil lugares), o jogo foi disputado em Limassol, no Alphamega Stadium, com 10.700 lugares. A primeira etapa foi equilibrada, com poucas chances até os 40 minutos. O Estrela Vermelha tentou em bolas longas, enquanto o Pafos controlava mais o jogo. O melhor momento foi um belo voleio de Anderson, anulado por falta.
Nos minutos finais, o Pafos criou três boas oportunidades: uma com o português Correa e duas com o brasileiro Bruno Felipe, todas paradas pelo goleiro Matheus, ex-América-MG. O último lance foi de Bruno Duarte, mas Michail defendeu com tranquilidade.
Segundo tempo: drama e festa cipriota
Precisando da vitória, o Estrela Vermelha voltou pressionando e conseguiu abrir o placar aos 14 minutos, com Ivanić, em chute desviado. A decisão parecia encaminhar-se para a prorrogação, mas Jajá entrou para mudar a história. Aos 44 minutos, após falta levantada na área por Pepê, o brasileiro pegou de primeira e encobriu Matheus, garantindo a classificação inédita do Pafos e iniciando a festa cipriota.
Pafos FC 1×1 Estrela Vermelha
Playoffs da Champions – Jogo de volta
Data: 26/8/2025
Local: Estádio Alphamega, Limassol (CHP)
Gols: Ivanić, 14’/2ºT (0-1); Jajá, 44’/2ºT (1-1)
PAFOS FC: Michail; João Correia, Goldar, Luckassen e Pileas (Langa, 16’/2ºT); Pepê, Sunjic, Orsic (Jajá, 16’/2ºT), Dragomir e Bruno Felipe (Pedro Henrique, 45’/2ºT); Anderson (Bassouamina, 23’/2ºT). Técnico: Juan Carlos Carcedo
ESTRELA VERMELHA: Matheus; Seol, Veljkovic, Milosavjevic e Tiknizyan; Elsnik (Katai, 45’/2ºT), Krunic; Babicka (Radonjic, 11’/2ºT), Bruno Duarte (Arnautovic, 11’/2ºT), Ivanic (Olayinka, 45’/2ºT); Ndiaye. Técnico: Vlad Milojevic
Árbitro: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt, Lee Betts (ING)
VAR: Jarred Gillett (AUS)
Cartões amarelos: Pepê, Bruno Felipe (PAF); Veljkovic, Krunic, Tiknizyan (EST)
Cartões vermelhos: —