Maracanã com segurança reforçada: Flamengo x Vasco mobiliza 750 policiais
Foram formados cordões de isolamento e distanciamento na chegada ao estádio

Jogada 10
O clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo (21), pelo Brasileirão, contou com um forte esquema de segurança. A Polícia Militar mobilizou 750 agentes dos seguintes batalhões: Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Batalhão Tático de Motociclistas (BTM).
O 6º BPM da Tijuca também reforçou seu efetivo no entorno do estádio, o que contribuiu para que não houvesse grandes incidentes na chegada das torcidas organizadas e de torcedores mais exaltados. O setor Sul ficou reservado ao Vasco, enquanto o Norte e o misto foram destinados ao Flamengo. As organizadas chegaram escoltadas, sendo a do Fla em maior número, com ponto de partida no Viaduto Oduvaldo Cozzi, próximo à estátua do Bellini, local tradicional de encontro da torcida rubro-negra.
“O policiamento em dias de jogos entre grandes rivais, já que no Rio há torcida mista, sempre recebe reforço. Para este Flamengo x Vasco, que veio após um problema na véspera (a morte de um torcedor do Vasco), foi necessário ampliar a segurança. Mas, pelo menos aqui perto do estádio, a situação está controlada e não tivemos nada relevante até agora (16h30)”, disse um policial do RECOM, que preferiu não se identificar.
Morte do torcedor vascaíno
O policial se referia ao caso de Rodrigo José da Silva Santana, de 36 anos, torcedor do Vasco morto no último dia 11, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio. Ele foi atingido por um tiro durante uma briga entre torcidas organizadas, que contou com a participação de integrantes ligados ao Flamengo.
Na ocasião, Vasco e Botafogo se enfrentavam, mas a confusão resultou na morte de Rodrigo. Neste sábado (20), a Polícia Civil prendeu oito suspeitos de envolvimento no crime, entre eles Tiago de Souza Câmara Melo, o “Boinha”, presidente da Torcida Jovem do Flamengo.
Flamengo e Vasco na tabela
O duelo deste domingo é válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo lidera a competição com 50 pontos, enquanto o Vasco aparece em 15º lugar, com 23 pontos, próximo da zona de rebaixamento.
Para o Rubro-Negro, um tropeço pode custar a liderança em número de pontos perdidos para o Palmeiras. Já para o Cruz-Maltino, novo revés pode empurrar ainda mais a equipe para perto da zona da degola.