Grêmio x Botafogo: onde assistir, escalações e arbitragem
Equipes se enfrentam pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (24)

Jogada 10
Em semana das copas internacionais, Grêmio e Botafogo, já eliminados, se enfrentam, então, em rodada atrasada desta edição do Campeonato Brasileiro. A 16ª jornada, então, coloca gaúchos e cariocas frente a frente nesta quarta-feira (24), às 19h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. Dono da casa, o Tricolor é o 12º lugar, com 28 pontos. Se vencer, portanto, se afasta ainda mais da degola. Já o Fogão é o quinto colocado, com 39. O Mais Tradicional precisa de um bom resultado para mirar o G4, zona que permite o acesso direto à fase de grupos da próxima Libertadores.
Onde assistir?
A partida entre Grêmio e Botafogo, portanto, terá transmissão da Premiere.
Como chega o Grêmio?
O Tricolor dos Pampas vem com a crista alta após derrotar o Internacional por 3 a 2, fora de casa, no clássico do fim de semana. O Tricolor ficou à frente do arquirrival na tabela, algo para motivar a torcida a comparecer com mais entusiasmo para o encontro com os cariocas.

Expulso no Gre-Nal, o volante Arthur não fica à disposição da comissão técnica. Assim, Edenilson pode recuar para formar dupla com Cuellar e para Cristaldo ter a incumbência da armação. Carlos Vinícius, machucado, é outra baixa. Mas André, o centroavante substituto, tem correspondido à altura. Os dois, aliás, marcaram no triunfo sobre o Inter, no Beira-Rio. Quem também está suspenso é o técnico Mano Menezes. Assim, o interino Thiago Kosloski fica à beira do campo.
O Grêmio, porém, também tem novidades. O zagueiro Kannemann já cumpriu suspensão e está à disposição para retomar a vaga na defesa. No entanto, Wagner Leonardo está ali para ser um forte concorrente para o beque argentino.
Como chega o Botafogo?
O Glorioso tenta ser um pouco mais regular no Brasileirão. Afinal, o time alvinegro tem alternado ótimas partidas e outras abaixo da crítica. A meta é garantir a vaga na próxima Copa Libertadores para, por tabela, ir à Copa do Brasil e salvar o abril de 2026, mês do início da próxima temporada, segundo, claro, o sócio majoritário da SAF do Botafogo, John Textor.

Para visitar o Grêmio, o técnico Davide Ancelotti não conta com o atacante Nathan e o goleiro Neto, ambos passaram por cirurgia recentemente e iniciaram o período de recuperação. Quem também está no departamento médico é o volante Danilo, ex-Palmeiras, assim como o zagueiro Bastos. E os problemas não acabam aí. Os meias-atacantes Santi e Montoro estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O centroavante Chris Ramos foi expulso na vitória sobre o Mineiro por 1 a 0 e também fica fora. Barrera, por sua vez, serve à seleção colombiana sub-20.
Além disso, Savarino e Tuco, com lesões musculares, não estão disponíveis. Mastriani, com conjuntivite, também desfalca a equipe. Por fim, o volante Allan foi liberado por questões pessoais. Os reforços internos, em contrapartida, são as novidades no Mais Tradicional. Nesta semana, o centroavante Cabral, o atacante Artur e o lateral-esquerdo Alex Telles voltaram a treinar com o elenco.
GRÊMIO x BOTAFOGO
16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 24/9/2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
GRÊMIO: Volpi; Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar, Dodi (Alysson), Edenilson, Willian e Pavon (Alysson); André.
Técnico: Thiago Kosloski (interino)
BOTAFOGO: Linck; Vitinho, Barboza, Pantaleão e Telles; Newton, Freitas e Savarino; Artur, Martins e Cabral (Tucu). Técnico: Davide Ancelotti.
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Veja mais:
+ Ex-Botafogo, Bruno Lage recebe proposta milionária do Egito
+ "Piores da minha carreira", diz Gil sobre últimas semanas no Santos