Grêmio vence o Inter, de virada, no Beira-Rio
Gre-Nal 448 é marcado por pênaltis, expulsões e grandes reviravoltas

Jogada 10
Um clássico do tamanho do Gre-Nal. O 448º confronto, neste domingo (21), no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve de tudo: gols, pênaltis, expulsões, heróis, viradas e vilões. No fim, o Grêmio derrotou o Internacional por 3 a 2, encerrando um jejum de dois anos sem superar o arquirrival.
Com o triunfo, o Tricolor vai para a 12ª posição, com 28 pontos, se afastando do Z4. Já o Colorado, em crise interminável, permanece na 13ª colocação, com 27 pontos.
Pênaltis, choro e igualdade
Um clássico de alta temperatura, como pede o Gre-Nal. Em casa, o Colorado tomou a iniciativa. Bernabei foi derrubado por Noriega na área, o VAR confirmou o pênalti, e o juiz seguiu a tecnologia. Alan Patrick converteu, abrindo 1 a 0. Mas o Tricolor respondeu rapidamente: Carlos Vinícius ganhou da zaga adversária e empatou.
No fim da primeira etapa, Noriega cometeu novo pênalti, desta vez para o Inter. O peruano, visivelmente emocionado, desabou em lágrimas. Alan Patrick converteu novamente, colocando o Colorado na frente. Contudo, o Internacional não conseguiu segurar a vantagem: Willian cruzou e André se antecipou, marcando o 2 a 2.
A redenção do Grêmio
Vilão na primeira etapa, Noriega se redimiu na segunda, assim como o Grêmio, principalmente com as alterações feitas pelo técnico Mano Menezes. Alysson, que havia acabado de entrar, desestabilizou a zaga do Inter e virou o placar para o Tricolor. Pouco depois, Arthur foi expulso, deixando o Imortal com dez jogadores.
O Internacional de Roger Machado, desorganizado, tentou pressionar, mas esbarrou em Volpi, que fez defesas importantes contra Mathias e Carbonero. Nos acréscimos, mesmo com Bernabei expulso, o Inter teve pênalti a seu favor, mas Alan Patrick acertou a trave.
INTERNACIONAL 2×3 GRÊMIO
Campeonato Brasileiro – 24ª rodada
Data e horário: 21/09/2025 (domingo), às 17h30 (de Brasília)
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Gols: Alan Patrick, 20’/1ºT (1-0); Carlos Vinícius, 28’/1ºT (1-1); Alan Patrick, 50’/1ºT (2-1); André, 52’/2ºT (2-2); Alysson, 16’/2ºT (2-3)
INTERNACIONAL: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Rodríguez (Bruno Henrique, 43’/1ºT) / (Mathias, 29’/2ºT), Richard (Luis Otávio, 19’/2ºT), Tabata (Romero, 19’/2ºT) e Alan Patrick; Carbonero e Borré. Técnico: Roger Machado
GRÊMIO: Volpi; Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar (Dodi, 23’/2ºT), Arthur, Edenilson (Cristaldo, 23’/2ºT), Willian (Alysson, 16’/2ºT) e Pavón (Oliveira, 16’/2ºT); Carlos Vinícius (André, 43’/1ºT). Técnico: Mano Menezes
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Bernabei, Juninho, Mathias, Aguirre (INT); Marlon (GRE)
Cartões vermelhos: Arthur, 28’/2ºT (GRE); Bernabei, 45’/2ºT (INT)