Com gol de Volpi, Grêmio arranca empate com Flamengo no Maracanã
Gol do Mengão foi marcado por Arrascaeta

Jogada 10
Com propostas bem diferentes de jogo, Flamengo e Grêmio empataram por 1 a 1 neste domingo (31), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. A equipe rubro-negra teve mais posse de bola e atacou com frequência, enquanto o Tricolor Gaúcho se fechou e apostou nos contra-ataques. Arrascaeta abriu o placar no segundo tempo, mas o goleiro Thiago Volpi, em cobrança de pênalti, deixou tudo igual no estádio.
Com o resultado, o Flamengo se mantém na liderança, com 47 pontos, três a mais que o Cruzeiro, segundo colocado. Já o Grêmio ganha duas posições e sobe para a 12ª colocação, com 25 pontos. Agora, os times só voltam a campo após a Data Fifa: o Rubro-Negro enfrenta o Juventude no dia 14 de setembro, às 16h, no Alfredo Jaconi. No dia anterior, o Tricolor recebe o Mirassol, também às 16h.
Poucas ações de ataque
Rossi e Thiago Volpi quase não foram exigidos no primeiro tempo. O Flamengo tentou propor o jogo, mas encontrou um Grêmio bem postado, especialmente no meio e na defesa. Mano Menezes apostou em uma trinca de volantes, que dificultou as investidas cariocas. As melhores chances do Rubro-Negro foram com Pedro: primeiro em um cabeceio defendido à queima-roupa por Volpi e depois em um toque por cobertura, salvo por Noriega em bicicleta. Já o Tricolor buscou os contra-ataques, mas sem sucesso.
Arrascaeta, em grande fase
Na volta do intervalo, o Flamengo foi mais incisivo. Léo Ortiz e Saúl tiveram oportunidades, mas foi Arrascaeta quem abriu o placar. O uruguaio recebeu passe açucarado de Pedro e finalizou no canto de Volpi. O gol, inclusive, nasceu de um contra-ataque após saída rápida do Grêmio. Depois disso, De la Cruz assustou em duas cobranças de falta e Léo Pereira perdeu grande chance, novamente parada por Volpi. A partir dos 30 minutos, o ritmo rubro-negro caiu, e o Tricolor cresceu no jogo.
Volpi marca de pênalti
Em uma das subidas ofensivas do Grêmio, Pavón recebeu nas costas de Ayrton Lucas e cruzou. A bola bateu na mão do lateral do Flamengo, e o árbitro assinalou pênalti. Para surpresa geral, Thiago Volpi pediu a cobrança e converteu com categoria, deslocando Rossi aos 39 minutos. Foi o primeiro gol do goleiro com a camisa gremista, garantindo o empate no Maracanã.
FLAMENGO 1×1 GRÊMIO
Data: 31/8/2025 (domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público/Renda: 69.447 presentes / R$ 4.995.950,00
Gols: Arrascaeta, 7’/2ºT (1-0); Volpi, 39’/2ºT (1-1)
FLAMENGO: Rossi; Varela (Emerson Royal, 44’/2ºT), Léo Pereira, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; De la Cruz (Evertton Araújo, 30’/2ºT), Saúl, Arrascaeta; Plata (Luiz Araújo, 12’/2ºT), Samuel Lino e Pedro (Bruno Henrique, 30’/2ºT). Técnico: Filipe Luís.
GRÊMIO: Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann, Marlon; Cuéllar, Dodi (André, 32’/2ºT), Edenilson (Pavón, 20’/2ºT); Cristian Olivera (Aravena, 14’/2ºT), Braithwaite (Cristaldo, 14’/2ºT) e Carlos Vinícius (Wagner Leonardo, 32’/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Cartões amarelos: Léo Ortiz (FLA), Kannemann e Dodi (GRE)