A situação dos jogadores brasileiros que atuam na Ucrânia pode ser resolvida nas próximas horas. Embaixador do Brasil em Kiev, capital do país invadido pela Rússia nesta quinta-feira (24), Norton Rapesta garantiu que atletas brasileiros de clubes ucranianos serão evacuados em breve. A operação se estende a demais cidadãos do Brasil que moram na Ucrânia.
O embaixador apontou que uma ação de retirada dos brasileiros será realizada em breve. Norton Rapesta garantiu a evacuação em entrevista à BBC News Brasil no fim da manhã desta quinta (24). "Nós vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol. Todo mundo", afirmou o embaixador.
Norton Rapesta gravou um vídeo detalhando os processos da retirada dos brasileiros e o enviou ao Itamaraty. O órgão, de acordo com o embaixador, passará as orientações sobre o assunto. Na manhã desta quinta (24), atletas do Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev publicaram um vídeo pedindo ajuda do governo brasileiro para deixar a Ucrânia.
O Brasil é o país com mais atletas estrangeiros no futebol ucraniano, e a primeira divisão local foi oficialmente suspensa. A situação na Ucrânia se tornou ainda mais delicada nas primeiras horas desta madrugada. O presidente Vladimir Putin autorizou a entrada de tropas russas no país vizinho. Ataques da Rússia já registram mortes em diversas regiões ucranianas.